Arquidiocese de Braga -

4 maio 2022

Cerzedelo celebra Festa das Cruzes

Fotografia

dacs

7 e 8 de Maio são dias de festa na paróquia do arciprestado de Guimarães e Vizela.

\n

Nos dias 7 e 8 de Maio realiza-se a Festa das Cruzes na paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela.

No sábado "podemos testemunhar e viver intensamente em união com as 16 famílias o assear, do mesmo número de cruzes, pelas mãos das mordomas que pétala a pétala transformam a madeira despida em verdadeiras obras de arte".

No domingo de madrugada a população realiza os tapetes de flores e serrim ao longo de vários quilômetros para que, no fim da eucaristia das 8h, que se realiza na igreja paroquial, possa sair a Procissão do Senhor aos doentes. Este ano são 8 os doentes que vão receber a Sagrada Eucaristia, levada pelo pároco, Pe. José Marques, que segue debaixo do pálio num percurso sobre os tapetes e animado pela Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e pela Banda de Música. 

No mesmo dia, de tarde, às 15h, celebra-se a Via Lucis. Esta sai da igreja paroquial e percorre as 16 cruzes familiares, que se encontram nos seus nichos, desde o largo da igreja até à capela do Senhor do Calvário. 

Está também exposta, no piso térreo do salão paroquial, a exposição As Cruzes floridas da Missão, da autoria de Sara Lafuente, arquitecta e seu marido Ricardo Cardoso, professor.