20 maio 2022

D. Juliasse toma posse como Bispo de Pemba

dacs

Em 2021 tinha assumido funções de administrador apostólico da Diocese de Pemba, após D. Luiz Fernando Lisboa ser nomeado arcebispo da diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.

Amanhã, dia 21 de Maio, D. António Juliasse toma posse como Bispo de Pemba.

D. António Juliasse nasceu a 20 de Março de 1968, é bispo desde Setembro de 2018 e assumiu, em 2021, as funções de administrador apostólico da Diocese de Pemba, após o anterior bispo, D. Luiz Fernando Lisboa, ser nomeado arcebispo da diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.

O novo bispo da diocese de Pemba frequentou o Seminário Preparatório do Bom Pastor da Beira (1988-1989), o Seminário Filosófico Interdiocesano de Santo Agostinho de Matola (1990-1992) e o Seminário Teológico Interdiocesano de São Pio X de Maputo (1993-1996), sendo ordenado sacerdote a 14 de Maio de 1989.

Entre 1998 e 2002 foi vigário paroquial de Nossa Senhora Rainha do Moudo em Dombe e de Nossa Senhora das Relíquias em Sussundenga, além de coordenador da Comissão Diocesana para a Liturgia e, entre 2001 e 2003, foi coordenador da Comissão Diocesana para a Juventude (ambas na diocese de Chimoio).

Veio estudar para Portugal em 2005, licenciando-se em Teologia Dogmática na Universidade Católica Portuguesa e em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, e concluindo em 2009 o mestrado em Estudos Africanos no Instituto Universitário de Lisboa.

De regresso a Moçambique foi, entre 2010 e 2018, decano dos padres diocesanos de Chimoio e, entre 2010 e 2014, pároco de São Paulo e São Jerónimo em Soalpo e coordenador da pastoral diocesana. Foi ainda pároco da catedral, vigário episcopal, membro do conselho presbiteral diocesano, secretário da Comissão Episcopal da Cultura e professor de Antropologia da Universidade Católica de Moçambique.

Em 12 de Julho de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Maputo.

A Arquidiocese de Braga tem um projecto de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, que se concretiza no projecto Salama!. O Acordo de Cooperação Missionária entre as duas dioceses foi assinado em Outubro de 2014, na visita de D. Luiz Fernando Lisboa a Braga, tornando Santa Cecília de Ocua a "552.ª paróquia" da Arquidiocese de Braga.