1 junho 2022

Barcelos realiza procissão no dia do Corpo de Deus

DACS com Sampaio Viana

Às 17h30, é cantado o ofício divino de Vésperas, junto ao templo do Senhor da Cruz e, no fim, sai o cortejo religioso até à igreja matriz.

O arciprestado de Barcelos realiza, no próximo dia 16, solenidade do Corpo de Deus, uma procissão eucarística que sai do templo do Senhor da Cruz e termina na igreja matriz, contando com a participação das bandeiras do Santíssimo Sacramento ou do Sagrado Coração de Jesus das 89 paróquias do arciprestado barcelense.

Estes actos religiosos foram preparados na reunião do conselho arciprestal de Barcelos, no passado dia 18 de Maio, bem como na última reunião geral do clero barcelense, no passado dia 11 de Maio.

Antes da pandemia, a procissão do Corpo de Deus no arciprestado de Barcelos costumava realizar-se de dois em dois anos, sendo esse o propósito para o futuro por parte do clero de Barcelos.

A procissão deste ano tem algumas novidades: em vez da Missa inicial, começa com as Vésperas, foi convidada uma fanfarra de um agrupamento de escuteiros e foi convidada a Banda Musical de Oliveira, Barcelos.