17 junho 2022

Romaria Grande de São Torcato regressa em Julho

dacs

Antes, de 25 de Junho até ao final da Romaria Grande, decorre todos os dias a novena em honra de São Torcato.

A Romaria Grande de São Torcato, em Guimarães, realiza-se este ano nos 1, 2 e 3 de Julho, regressando ao formato habitual depois de dois anos de interrupção, a tempo de festejar o 170.º aniversário.

Os três dias contam como várias actividades e diversões, como arraiais minhotos com cantares ao desafio e danças populares. No domingo, 3 de Julho, têm lugar 3 eucaristias da parte da manhã, sendo a das 11h solene e presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga. Às 18 horas tem lugar a procissão solene, presidida pelo arcipreste de Guimarães e Vizela, o Pe. Samuel Vilas Boas.

Antes, de 25 de Junho até ao final da Romaria Grande, decorre todos os dias a novena em honra de São Torcato, com uma oração do terço às 20h30 e missa, pregação e as reflexões "São Torcato: testemunho de ontem, testemunho de hoje" às 21h.

A Irmandade de São Torcato conserva, ainda, no Terreiro de São Torcato a  tradição secular da preparação em forno a lenha do bolo com sardinhas,  bolo com carne e caldo verde.

Nesta romaria comemora-se, desde 1852, a solene trasladação do corpo de São Torcato da Igreja Paroquial (antigo Mosteiro) para o seu Santuário. "A Romaria Grande é uma impressionante manifestação da devoção e religiosidade do povo, de romeiros e emigrantes ao São Torcato", afirma a organização. A origem da procissão remonta aos séculos VIII e IX.