21 junho 2022

Barcelos juntou todas as paróquias na procissão do Corpo de Deus

DACS com Pe. Sampaio Viana

30 sacerdotes juntaram-se a 77 confrarias e associações e 11 agrupamentos de escuteiros na Solenidade do Corpo de Deus.

A procissão do Corpo de Deus em Barcelos contou com representação das 89 paróquias do arciprestado, entre bandeiras das confrarias do Santíssimo Sacramento ou das Associações do Sagrado Coração de Jesus e agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas.

Também cerca de 30 sacerdotes, incluindo de congregações religiosas, participaram na procissão, juntando-se às 77 confrarias e associações, aos dez estandartes do Corpo Nacional de Escutas, à fanfarra do agrupamento de escuteiros de Fragoso e à Banda Musical de Oliveira, que seguiu na procissão atrás do pálio e das autoridades.

Os responsáveis do arciprestado reconheceram a decisão da Câmara Municipal de Barcelos em antecipar a feira semanal para quarta-feira como um dos principais factores para o êxito da procissão, participada por "milhares de pessoas".

Antes da procissão, teve lugar, junto ao templo do Senhor da Cruz, o canto do ofício divino de Vésperas, dirigido pelo Pe. Manuel Jorge da Silva Gomes (pároco de Viatodos, Minhotães e Monte Fralães), contando com a colaboração de Joaquim Falcão na direcção do coro de várias dezenas de vozes oriundas de diversos grupos corais de paróquias barcelenses.