Arquidiocese de Braga -

1 julho 2022

Apresentado Logo do Jubileu 2025

Fotografia DR

DACS com Vatican News

Depois de um concurso, foi o próprio Papa Francisco a escolher o logotipo entre os projectos finais.

\n

Já foi apresentado o logotipo oficial do próximo Jubileu, que decorre em 2025.

Foi aberto um concurso a todas as pessoas interessadas que, de acordo com o presidente do Dicastério para a Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, recebeu um total de 294 inscrições de 213 cidades e 48 países diferentes, com idades entre os 6 e os 83 anos.

Durante a escolha, as obras foram identificadas apenas por um número, de modo a que o autor permanecesse anónimo. A 11 de junho, o Arcebispo Fisichella submeteu os três projectos finais ao Papa Francisco, que seleccionou o que mais gostou.

A escolha recaiu na obra de Giacomo Travisani, que imaginou "todas as pessoas a avançarem juntas, graças ao vento da Esperança que é a Cruz de Cristo e o próprio Cristo."

"O logo mostra quatro figuras estilizadas para indicar toda a humanidade dos quatro cantos da terra. Cada uma delas abraçando-se mutuamente, indicando a solidariedade e a fraternidade que deve unir os povos. A primeira figura está agarrada à Cruz. As ondas subjacentes são agitadas para indicar que a peregrinação da vida nem sempre se faz em águas calmas. A parte inferior da Cruz é alongada, transformando-se numa âncora, que domina o movimento das ondas. As âncoras com frequência são usadas como metáforas de esperança. A imagem mostra como a viagem do peregrino não é individual, mas sim comunitária, com os sinais de um dinamismo crescente que se move cada vez mais em direção à Cruz", explica o Vatican News.

O último Jubileu ordinário teve lugar no ano 2000 durante o pontificado do Papa S. João Paulo II. Em 2015, o Papa Francisco proclamou um Ano Santo Extraordinário de Misericórdia.