1 setembro 2022

Cáritas lança novo apelo à paz

Fotografia Philipp Spalek / Cáritas

DACS com Cáritas

Através do movimento da Confederação Internacional, a Cáritas Portuguesa está também a apoiar população vítima da guerra na Ucrânia.

No dia que se assinalaramm seis meses desde o início do conflito na Ucrânia (24 de Agosto de 2022), a rede internacional Cáritas, através da sua Confederação Caritas Internationalis, lançou um novo apelo à paz, chamando a atenção para o alto custo da guerra em termos de vidas humanas e as pesadas consequências tanto a nível local como global.

"Este conflito continua a prolongar-se no tempo", disse o secretário-geral da Caritas Internationalis, Aloysius John, "mas, infelizmente, a vontade política para acabar incondicionalmente com a violência continua a faltar".

"Precisamos de paz imediata que dê aos ucranianos a possibilidade de dar início à reconstrução das suas vidas e do seu país – um processo que, infelizmente, levará vários anos", acrescentou.

Com a campanha realizada no mês de Março e outras iniciativas que decorreram até final de Abril, a Cáritas Portuguesa angariou um total de 603 950 €. A verba angariada está a ser aplicada na resposta a três necessidades identificadas desde o início da invasão da Ucrânia: apoio à população na Ucrânia; apoio aos deslocados e refugiados nos países de fronteira; resposta às vítimas da guerra acolhidas em Portugal.

Até ao fim do ano de 2022, a Cáritas Portuguesa assumiu o compromisso de contribuir com uma verba de 300 mil euros. O valor, que está já a ser executado, reforça uma estimativa de necessidades, prevista pela Caritas Internationalis, de financiamento no valor de 50 milhões de euros até ao início de 2023.

A nível nacional, a Cáritas Portuguesa comprometeu-se com a disponibilização de 100 mil euros, também a partir do valor angariado na campanha "Cáritas Ajuda Ucrânia" e que está a ser aplicado através do programa nacional "Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal".

A verba responde à necessidade de reforçar a acção local da rede nacional Cáritas, composta por 20 Cáritas Diocesanas, todas elas envolvidas localmente na resposta directa a situações de novas necessidades resultantes do acolhimento de famílias ucranianas.