14 outubro 2022

Bispos das Igrejas de Porvoo apelam ao fim da guerra

Fotografia DR

dacs

Bispos das Igrejas da Comunhão de Porvooo apelam ao fim da guerra.

Catorze Primazes e Bispos, presidentes das Igrejas da Comunhão de Porvoo, escreveram uma carta ao Patriarca Ortodoxo Cirilo repudiando a guerra na Ucrânia e em particular os recentes bombardeamentos a infraestruturas locais.

Em nota, os presbíteros sublinham que “estes são atos contra a humanidade, que violam o princípio das Convenções de Genebra, e que colocam a guerra num elevado patamar de morte e crueldade para com o povo Ucraniano”.

Os bispos signatários, entre eles o bispo Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana em Portugal), solicitaram ao Patriarca Cirilo que “desenvolva diligências junto do presidente Russo para o fim desta escalada de guerra e de violência”.

O documento apela à partilha do compromisso ecuménico comum, tendo por base o mandamento de Cristo de amar e proteger os mais vulneráveis. Acrescenta ainda que todos, incluindo o Patriarca Cirilo, devem ser promotores da paz aonde quer que estejam.

A Comunhão de Porvoo compreende as Igrejas Anglicanas da Grã-Bretanha, Irlanda e da Península Ibérica e as Igrejas Luteranas nos países nórdicos, do Báltico e da Grã-Bretanha.

Estas Igrejas estão em comunhão plena entre si e propõem-se desenvolver uma Missão comum na proclamação do amor de Deus e de reconciliação e serviço junto das sociedades aonde estão presentes.