12 janeiro 2023

IDAC pede mais proximidade com a Casa Sacerdotal

Fotografia DM

DM

O presidente da direção do IDAC, padre Jorge Vilaça, disse que é preciso “resignificar” esta Instituição de modo a cumprir plenamente um dos seus principais fins: “garantir ao clero apoio no seu dia a dia e, de modo especial, nas suas dificuldades”.

A Direção do Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC) apresentou ontem, dia 11 de janeiro, no Encontro de Natal do Clero da Arquidiocese de Braga, o novo logotipo desta Instituição Particular de Solidariedade Social.

Na ocasião, o presidente da direção do IDAC, padre Jorge Vilaça, defendeu que é necessário “resignificar” esta Instituição de modo a cumprir plenamente um dos seus principais fins: “garantir ao clero apoio no seu dia a dia e, de modo especial, nas suas dificuldades”.

“O IDAC não é a Casa Sacerdotal, o IDAC tem a Casa Sacerdotal”, disse o padre Jorge Vilaça, referindo que a “amplitude que o o IDAC pretende fazer é bastante maior do que a Casa Sacerdotal em si”.

Segundo os Estatutos, a ação prioritária do IDAC é o apoio ao Clero da Arquidiocese de Braga. A Instituição tem como missão desenvolver ações de apoio nas áreas de segurança social e da saúde e de melhoria da qualidade de vida material, cultural e espiritual dos clérigos.

Assim, deve “garantir ao clero apoio no seu dia a dia e, de modo especial, nas suas dificuldades”, “conceder prestações complementares de invalidez permanente, em caso de comprovada necessidade” e “garantir subsídios eventuais, quando for necessário para complementar a remuneração mínima, adequada à condigna sustentação do clero”.

Jorge Vilaça indicou ainda que em breve será tornado público o Regulamento do Voluntariado da Casa Sacerdotal, aprovado recentemente,  e um código de conduta ética.

A Casa Sacerdotal do IDAC tem atualmente 38 residentes (28 sacerdotes e 10 leigos)  para 45 quartos, e 25 colaboradores.

Um dos seus principais desafios é a “proximidade aos sacerdotes e aos seus familiares”.