14 março 2023

Catequistas de Famalicão desafiados a deixar-se transformar pela luz de Jesus

Fotografia DR

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Esta iniciativa, realizada na Igreja Antiga Matriz de Famalicão, reuniu um grande número de catequistas, provenientes de várias paróquias do Arciprestado.

No dia 3 de março, sexta-feira, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro de Recoleção destinado a todos os catequistas das diferentes comunidades do Arciprestado, procurando proporcionar aos participantes um serão diferente com o objetivo de melhor os preparar para a vivência do tempo da Quaresma, “deixando que Deus habite na sua vida e na sua missão, pela prática da caridade que cura e ilumina, rumo à grande festa da Páscoa, para que todos, sem exceção, experimentem a alegria do encontro com Jesus ressuscitado e se deixem transformar pela Sua luz”.

Esta iniciativa, realizada na Igreja Antiga Matriz de Famalicão, reuniu um grande número de catequistas, provenientes de várias paróquias do Arciprestado, que quiseram tomar parte de um momento privilegiado de oração, meditação e celebração da fé, subordinada ao tema “Habitando entre nós… para libertar”, em consonância com a Caminhada para o tempo da Quaresma e Páscoa proposta pela nossa Arquidiocese de Braga.

Deste modo, depois das boas-vindas a todos, deu-se início à oração, com exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Vítor Pinheiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese.

Enquanto louvavam Cristo presente e vivo no altar, os catequistas foram convidados a fazer uma reflexão, com a ajuda de textos e cânticos, partindo do Evangelho de S. Mateus que relata o episódio da Transfiguração de Jesus.

Este tempo de recolhimento e encontro procurou “interpelar cada um para uma atitude

penitente e humilde, própria de quem reconhece a sua condição frágil de pecador e sente um apelo à conversão, isto é, própria de quem reconhece a necessidade de descobrir e despojar a tenda que é, confrontando-se com todas as limitações interiores que impedem de acolher Jesus e a luz do Seu amor na vida de cada um”.

Por isso, cada catequista, diante da luz de Jesus, foi convidado a rezar sobre “o que quer deixar que Ele ilumine na sua vida e na sua missão, para que possa ser também sol para os outros”, pois, “quando subimos com Jesus ao monte para orar, quando escutamos a Sua Palavra, quando nos deliciamos na Sua presença e partimos sem medo para O anunciar”, ou seja, “quando todos nos comprometemos a deixar Deus habitar na nossa vida, quando todos nos deixamos iluminar por Jesus e somos sol para os outros, todas as vidas que tocamos, a começar pela nossa, poderão conhecer a luz radiosa e bela da Ressurreição!”