9 janeiro 2024

Apadrinhamento do Estudo das Raparigas em Moçambique

Fotografia DR

DACS com CMAB

O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga, por meio do projeto Salama!, quer apoiar as raparigas na continuação dos seus estudos no Ensino Secundário

Quer ajudar uma das 150 raparigas da Paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique, a estudar? O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB), por meio do projeto Salama!, quer apoiar as raparigas na continuação dos seus estudos no Ensino Secundário, com o apadrinhamento, através de suporte financeiro, dessas meninas.

“Mais de 70% de alunos na província de Cabo Delgado, não completa o ensino primário. Metade são meninas e mulheres adolescentes. O rendimento familiar, a distância da escola do local de residência, o assédio e abuso na escola, a gravidez precoce e o casamento prematuro faz com que as raparigas sejam mais propensas a abandonar o ensino”, explica o CMAB.

A comunidade mais distante fica a 80 km da Escola Secundária de Ocua, única escola existente na paróquia ,e muitas raparigas percorrem, todos os dias, mais de 15km a pé para irem à escola.

A Arquidiocese de Braga tem um projecto de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, tornando Santa Cecília de Ocua a "552.ª paróquia" da arquidiocese.

No apoio do apadrinhamento estão, entre outras coisas, o uniforme, material escolar e propina. Aceda ao link para mais informações.