28 fevereiro 2024

Arciprestado de Vieira do Minho acolhe Semana de Oração pelas Vocações

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Programa de preparação e concretização desta Semana é composto por diversas iniciativas

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, em conjunto com o Arciprestado de Vieira do Minho, traçou um programa recheado de iniciativas para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese, que decorre entre 14 e 21 de abril.

Para começar já a preparar esta semana, no próximo dia 1 de março, sexta-feira, entre as 21h e as 23h, no Salão Paroquial de Vieira do Minho, realiza-se um encontro prévio com agentes de pastoral, que pretende dar o ‘pontapé de saída’ e implicar todas as comunidades do Arciprestado na vivência dessa semana.

Mais tarde, na sexta-feira, dia 19 de abril, realiza-se uma Vigília de Oração na Igreja Paroquial de Vieira do Minho, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.

No sábado, dia 20, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, tem lugar uma iniciativa de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, no contexto de uma dinâmica vocacional preparada pelo Departamento Arquidiocesano de Pastoral para as Vocações.

Nos fins de semana que balizam esta Semana de Oração, isto é, nos dias 13 e 14, assim como nos dias 20 e 21 de abril, o Departamento de Pastoral para as Vocações, assim como os Seminários da Arquidiocese, marcam presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Vieira do Minho, concretamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens.

Já durante a semana, de 15 a 19 de abril, esta presença passará pela Escola Secundária Vieira de Araújo, procurando interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional.

A par destas iniciativas, o Departamento de Pastoral para as Vocações assegura ainda a dinamização diária de uma página do jornal Diário do Minho ao longo de toda a semana, entre os dias 14 e 21 de abril, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.