1 março 2024

Famalicão prepara Semana Santa com vivência religiosa, comunitária e cultural

Fotografia DR

DM

As atividades acontecem de 16 a 30 de março, em diferentes pontos do Arciprestado

O   Arciprestado e o concelho de Famalicão preparam-se para “Viver a Semana Santa” com uma programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural. O programa, que decorre de 16 a 30 de março, conta com diferentes ações, envolvendo mais de 1500 pessoas.

A propósito do programa, a Confraria das Santas Chagas, que organiza a Semana Santa, diz que a organização tem procurado cimentar a programação, apostando em dinâmicas mais atrativas. “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas.

“Durante o período da Semana Santa e da Páscoa, Famalicão é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso”, considera Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão.

A Semana Maior para os cristãos

Por seu turno, o Arcipreste de Famalicão padre Francisco Carreira, salienta o caráter religioso, mas também a expressão da tradição da celebração do que define como “Semana Maior” para os cristãos.

“Ninguém fica indiferente a esta celebração pascal. A tradição não anula a renovação, mas inspira as gentes da comunidade a assumir o compromisso de a levar em frente, pois a tradição é também a expressão do que somos. O Culto e a Cultura unem-se para despertar o sentido das coisas”.

Do ponto de vista religioso, no Domingo de Ramos, terá lugar o Cortejo Bíblico “Páscoa Hebraica”, que vai percorrer as ruas da cidade famalicense, a partir das 15h.

Ainda no Domingo de Ramos, realiza-se a Bênção e Procissão de Ramos, que saí da Praça 9 de Abril até à igreja Matriz nova, onde se celebra a eucaristia.

Destaque ainda para a Via-Sacra ao vivo, no dia 17 de março, com encenação feita pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha, e a Via Sacra Jovem pelas ruas da cidade na sexta-feira, dia 22.

Haverá, igualmente, a  recriação da “Última Ceia” e a Procissão do Senhor da Cana Verde ou “Ecce Homo”, a 28 de março, e para a recriação do Julgamento de Jesus no Pretório, a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, no dia 29.

As festas terminam com a Vigília Pascal e a Missa da Páscoa, razão de toda a festa cristã.