8 março 2024

Retiro nacional do Stella Maris foi “uma viagem espiritual ao dom da esperança”

Fotografia DR

Comunicação CEP

O Stella Maris Portugal é um movimento da Igreja Católica especialmente vocacionado para acompanhar, pastoral e espiritualmente, os homens e as mulheres que no mar encontram o seu sustento

Os grupos do Stella Maris Portugal, reuniram-se em Fátima, no Hotel Domus Pacis, no passado fim de semana, 2 e 3 de março de 2024, para realizarem juntos o seu retiro nacional.

Orientado pelo P. João Luís Dias, da Diocese de Setúbal, o retiro das gentes do mar foi uma autêntica viagem espiritual ao dom da Esperança. O sacerdote conduziu as meditações de uma forma leve, mas muito profunda, convidando cada um dos participantes a perceber que as virtudes são graças de Deus, mas que brotam do íntimo de cada ser humano.

Os momentos de oração, como o terço, a via-sacra, as laudes e as vésperas foram animados pelo grupo coral juvenil da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Setúbal) tendo constituído momentos de profunda unidade e intimidade com Jesus e Maria.

Cerca de 207 participantes saíram de Fátima fortalecidos na sua fé, mas também na sua relação de amizade e unidade entre todas as praias que constituem o Stella Maris Portugal.

Direção Nacional do Stella Maris em visita às comunidades locais com atenção a novos desafios

O Stella Maris Portugal (Obra do Apostolado do Mar) é um movimento da Igreja Católica especialmente vocacionado para acompanhar, pastoral e espiritualmente, os homens e as mulheres que no mar encontram o seu sustento.

Contudo, porque é necessário estar atento sempre aos ventos da mudança, também as áreas de lazer ligadas aos mares, rios e lagos entraram no foco desta pastoral, já que muitas das comunidades encontram nestas novas realidades autênticos desafios pastorais.

Por essa razão, a equipa da Direção Nacional, presidida por Armando Oliveira, e o seu Assistente Espiritual, Padre Casimiro Henriques, estão a visitar todas as praias do país, encorajando os grupos existentes a procurarem responder com ânimo às dificuldades com que se deparam.

Fazer pontes com todas as estruturas, sejam civis, militares, públicas ou privadas ligadas ao mundo aquático é essencial para que a Igreja possa ser sinal de esperança, unidade e concórdia nas comunidades e no mundo.

Os grupos Stella Maris entendem-se, assim, como um elemento privilegiado nesta área específica da pastoral para anunciar o Evangelho ao modo de Jesus. É também um esforço da Direção Nacional, visitar as praias cujas paróquias já tiveram grupos, mas que se encontram extintos, ou que nunca os tiveram.