Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 14 Jan 2020
Ciclo de Tertúlias
27 janeiro | 17 fevereiro | 30 março | 4 maio

O ciclo de tertúlias da Pastoral Universitária de Braga está de volta para a sua segunda edição.

As habituais sessões de formação e discernimento vocacional, orientadas para o público universitário, regressam no mês de janeiro com propostas de reflexão alusivas à relação do jovem com a sociedade de hoje e a religião.

O ciclo tem início no próximo dia 27 de janeiro com o sacerdote jesuíta Pe. Costa Pinto, diretor do JOEMCA - Jovens em Caminhada, que irá ajudar os jovens a refletir sobre “O relativismo na cultura moderna: que valores nos fazem felizes?”.

A segunda sessão encontra-se agendada para o dia 17 de fevereiro, data reservada para ponderar sobre a questão “Os jovens buscam modelos a seguir: afinal o que procuram?”. O Pe. José Lopes, sacerdote jesuíta e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, é o orador escolhido para orientar os jovens na resposta a esta questão.

Já no dia 30 de março, Filipe de Salis Amaral, diretor do Centro Universitário do Minho, abordará o tema “A tentação da religião fácil: um Deus feito à minha medida”.

A última sessão, que acontece no dia 4 de maio, é orientada pelo Pe. Eduardo Duque, diretor da Pastoral Universitária de Braga, que nos ajudará a responder à importante pergunta "Como sermos Igreja nos dias de hoje?”.

As iniciativas terão lugar no Centro Pastoral Universitário, às 20h30. A participação é livre e não necessita de inscrição.

Em caso de dúvida, os interessados poderão enviar a sua mensagem para pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt.

Conheça algumas partilhas de reflexão das tertúlias:
  • «Afinal que Modelos buscam os Jovens para as suas vidas?» de Guilherme Guedes (1.º ano Mestrado em Direito da União Europeia, UMinho);
  • Pastoral Universitária coloca em debate implicações da intenção na consequência” de Raquel Madureira (1.º ano de Engenharia Física, Universidade do Minho).

AVISO | Fruto da adoção de medidas de contenção para a prevenção e o controlo da COVID-19, a Pastoral Universitária de Braga suspendeu provisoriamente todas as atividades promovidas pelos diferentes grupos de Pastoral Universitária no Centro Pastoral Universitário, com efeito a partir do dia 8 de março.