Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 3 Jul 2020
UMA CARTA ABERTA AO PROJETO SEMENTES
Ilda Durães, 3º ano, Licenciatura em Ciências da Computação (UMinho) & Joana Almeida, 2º ano, Mestrado em Matemática e Computação (UMinho)

Querido Projeto Sementes,

No início deste ano letivo, chegamos a ti, cada um de nós trazia na bagagem a vontade de ser mais, queríamos fazer a diferença e partir para onde sentíamos ser precisos. O nosso objetivo era fazer Missão em África, porque, para nós, esse sonho era maior do que qualquer medo ou receio. Porém, desde o nosso primeiro encontro, mostraste-nos que és um projeto para algo maior. O teu propósito não era apenas irmos para África, mas sim plantar uma sementinha nos nossos corações e ensinar-nos que fomos chamados a ser Missão, todos os dias, a toda a hora, em cada circunstância e em cada pormenor.

A teu lado fizemos uma longa e bonita caminhada... Tudo começou com o Bootcamp, onde foi possível conhecermo-nos um pouco melhor e, a cada semana, havia sempre algo novo para aprendermos. Um profundo obrigada por cada tertúlia, debate e reflexão. Tão boa a sensação de chegar a casa, de coração a transbordar, depois de cada tertúlia, em que era possível partilhar sentimentos bons, falarmos e vermos mais ? Ele nas pequenas coisas. Estamos muito agradecidos, Projeto Sementes, pelos (re)encontros e aproximações que nos proporcionaste com Ele.

O tempo que estivemos juntos passou num ápice. Por momentos, parece que ainda ontem era Natal e estávamos reunidos a cantar na avenida da nossa cidade. É até engraçado como andamos a vender flores e a aquecer o coração de diferentes casais em dia dos namorados, imagens que estão ainda tão palpáveis nas nossas memórias.

Obrigada por nos teres apresentado ao projeto (Des)Envolve-te. Também este nos ajudou a crescer imenso. O voluntariado local permitiu-nos abrir os horizontes e olhar para a diferença como fonte de aprendizagem e amizade. Descobrimos como um pequeno gesto pode fazer a diferença, como o pouco afinal é tanto e, na verdade, recebemos muito mais do que aquilo que demos. A ligação entre nós e vocês, os dois projetos, foi fundamental para o crescimento interior e humano de cada um de nós.

Já em casa, em confinamento, colocamos em perspetiva todos os momentos que nos deste e ficamos nostálgicos. Finalizaste tão inesperadamente. Num dia chuvoso, recebemos a notícia de que um bicho tão pequeno e, em simultâneo, tão grande e poderoso estava a parar o mundo.

Contudo, nenhum de nós sentiu o ponto final na Missão em que te transformaste. A preparação para África foi Missão. As atividades vividas foram Missão. As pessoas que juntavas foram Missão. Agora, melhor do que nunca, sabemos parar e contemplar-te. Apreciar o que fizeste por nós e as pessoas que juntaste ao nosso lado. Não há como fugir da verdade: o saldo foi tão, tão, tão positivo.

És Projeto em nós. E continuarás a ser. Obrigada por este ano maravilhoso. Obrigada por, juntamente com os coordenadores e o Pe. Duque, nos teres aberto as portas e acolhido tão bem naquela que também foi a nossa casa nos últimos meses. Obrigada por nos teres deixado entrar com maior profundeza na alma de todas as coisas. Quem sabe, um dia, ainda nos encontramos em África. Sabemos que vais ficar connosco, sempre.

Até breve, Projeto Sementes! Até breve, Missão em África.

Com amor,
Sementinhas 2020