Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 23 Set 2020
Departamento de Pastoral para as Vocações iniciou novo Ano Pastoral
Todas atividades previstas procuram ajudar a concretizar o Plano Pastoral Arquidiocesano

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de atividades relativo ao Ano Pastoral 2020 / 2021 com uma primeira reunião realizada no passado dia 21 de setembro. Do programa constam várias iniciativas, sendo todas pensadas e concretizadas à luz do Programa Pastoral entretanto publicado, subordinado ao tema “Uma Igreja Sinodal e Samaritana”, onde a Caridade é a tónica central e o mote é dado pela frase retirada do Evangelho de S. Lucas - “Chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão” (Lc 10, 33).

Assim, entre as várias atividades e solicitações que compõem o programa do Departamento para todo o ano, já apresentado, como habitualmente, nesta primeira reunião, destacam-se, entre outras, todas as que estão relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Esposende.

Além disso, e à semelhança dos anos anteriores, o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional tem já agendado um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, marcado para o dia 30 de janeiro, sábado, no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga, que pretende reforçar contactos e explorar a riqueza trazida pela partilha e interação entre todos aqueles que assumem a “linha da frente” do trabalho em prol da pastoral das vocações.

De referir que a equipa conta, tal como verificado nos anos anteriores, com cerca de 20 elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de vários institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese.

De resto, e porque a formação dos próprios membros do Departamento é sempre um importante vetor de atuação que jamais se pode descurar, porque melhor prepara cada um para a missão que o Senhor a todos confia, ao longo do ano, e particularmente no contexto das suas reuniões mensais, o grupo, depois do momento de oração inicial, procurará refletir este ano a partir do livro do Pe. Adérito Gomes Barbosa, sacerdote dehoniano, que tem como título “O Jovem e a Vocação”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B