Arquidiocese de Braga -

30 abril 2025

IV Domingo da Páscoa | C

Fotografia

“As minhas ovelhas escutam a minha voz”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Num local de destaque, estarão visíveis para todos as pegadas da caminhada para o ciclo litúrgico da Páscoa, com o passo “Comunidade”.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Ressuscitou o Bom Pastor – J. Santos

[Rito de aspersão] Vi a água – A. Cartageno

[Glória] Glória a Deus – C. Silva

[Apresentação dos dons] Às bodas do Cordeiro – M. Luís / A. Cartageno

[Comunhão] Eu sou o Bom Pastor – C. Silva

[Final] Alegrai-Vos, Mãe de Jesus – A. Cartageno (2ª estrofe)

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo IV da Páscoa 

[Prefácio] Prefácio Pascal III

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene para o Tempo Pascal

 

Ministérios Litúrgicos

O IV Domingo do Tempo Pascal, com o qual termina a Semana de Oração pelas Vocações, é conhecido habitualmente como Domingo do Bom Pastor, reconhecendo que Jesus é o único pastor da Igreja. Aquele que preside à celebração da Eucaristia age in persona Christi. Por isso, deve estar consciente deste múnus, exercendo-o nos gestos e nas palavras com a mesma inteireza de Jesus. A assembleia reconheça também no presidente da celebração aquele que está revestido da dignidade do ministério sacerdotal, pelo sacramento da Ordem, e reze pelas vocações sacerdotais, para que nunca faltem pastores na Igreja, segundo o coração de Deus.

 

Procissão de entrada

Na procissão de entrada, o sacerdote, imagem do Bom Pastor, é convidado a seguir à frente de todos os ministros (acólitos, leitores, MEC, equipa de acolhimento...), levando o Evangeliário, como sinal daquele que guia a comunidade cristã, representada nos vários ministérios.

 

Evangelho para os jovens

O Evangelho deste dia só é pequeno em dimensão. É grande no desafio para ovelhas e pastores da comunidade. O pastor conhece as suas ovelhas. As ovelhas escutam a voz do pastor. O bom pastor, que é Jesus, dá a vida pelas ovelhas e as ovelhas são reunidas e protegidas por Ele. 

A imagem bíblica do redil serve bem para ilustrar a Igreja Sinodal, que caminha escutando e seguindo a voz do seu único bom e belo Pastor que é Cristo, com o qual é necessário cultivar uma relação pessoal e viva.

Resulta aqui um desafio para pastores e ovelhas: providenciar na comunidade cristã espaço (tempo e lugar) adequado para escutar a voz do Bom Pastor, por meio do Espírito Santo, enquanto se aprofunda a relação com Ele e uns com os outros, num verdadeiro espírito de fraternidade.

Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações peçamos ainda a graça do Céu para que cada pessoa perscrute a voz de Deus e se deixe guiar por ela.

 

Dinâmica da Páscoa

A seguir à homilia, toda a assembleia será convidada a rezar a oração que está prevista para este IV Domingo da Páscoa, na pagela em forma de pegada que será entregue a toda a assembleia:

Ouvi,

reconheci a Tua voz

e desejo ir ao Teu encontro.

Confirma os meus passos,

ajuda-me a sair em missão,

caminhando com a minha comunidade,

para que juntos saibamos escutar 

e viver a Tua Palavra. 

 

Oração Universal

Hoje, a Oração Universal poderia ser dita por várias pessoas, para melhor se manifestar a diversidade das vocações na Igreja.

V/ Irmãos e irmãs: oremos a Jesus ressuscitado, o Bom Pastor que nos guia para o Pai, para que dê bons pastores à sua Igreja, dizendo, com alegria: 

R/ Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

[Religioso(a)] 1. Para que os ministros e os fiéis da Igreja escutem sempre a voz do Bom Pastor, caminhem todos juntos e O sigam com prontidão e confiança, oremos.

[Casal] 2. Para que os países do mundo inteiro que estão em guerra promovam relações de paz, saciem os que têm fome e sede de justiça e mostrem o amor de Deus aos que ainda não O conhecem, oremos.

[Jovem] 3. Para que os jovens que o Bom Pastor chama a segui-l’O sirvam o povo de Deus como Ele serviu e abram os seus corações ao dom do Espírito, oremos.

[Emigrante] 4. Para que os que sofrem, os doentes, os idosos, os emigrantes e os refugiados encontrem cristãos que sejam o rosto acolhedor do Bom Pastor e mantenham viva a esperança, oremos.

[Leigo comprometido na comunidade] 5. Para que os fiéis desta nossa assembleia sigam a Cristo, com amor e fidelidade, e reconheçam a voz do Bom Pastor nos sinais de renovação das comunidades cristãs, oremos.

V/ Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor, ensinai-nos a reconhecer a vossa voz no meio dos ruídos deste mundo e não deixeis que nada nem ninguém nos arrebate das vossas santas mãos. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

R/ Ámen.

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Nós associamos o pastor ao governo e à proteção. Ele é aquele que conduz no caminho, guia, dá segurança na passagem pelos lugares perigosos e procura a ovelha perdida. Todavia, o pastor é sobretudo aquele que provê o alimento para o seu rebanho. Ele dirige as suas ovelhas para as águas refrescantes e para os pastos verdejantes. Na Eucaristia, Jesus, o Bom Pastor, não é aquele que conduz as ovelhas ao repasto, mas Ele próprio é o alimento do seu rebanho. Por isso, no hino eucarístico “Lauda Sion”, Jesus, no Santíssimo Sacramento, é aclamado, logo na primeira estrofe, como “Chefe e Pastor” e, perto do fim, Ele é dito “Bom pastor e Pão verdadeiro”. Jesus é o Bom Pastor, porque nos alimenta com o Pão Vivo da Vida eterna.

 

Sair em missão

Convidar alguém para um encontro de leitura orante da Palavra ou para algum grupo de apostolado da comunidade. 


Download de Ficheiros

c_páscoa_4.docx

Pão na Palavra

1920x1080_04_pascoa.jpg

1080x1920_04_pascoa.jpg

1024x768_04_pascoa.jpg



Relacionadas

2025.02.21

Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade

Orientar e Confirmar “Passos de Esperança”