Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com SNEC | 25 Mai 2022
20.º Interescolas Nacional da EMRC reúne 5 mil alunos
Sob o tema «Com EMRC, tu és especial», o encontro reflecte sobre a importância do respeito pela dignidade humana.

No próximo dia 27 de Maio o Santuário de Fátima acolhe a vigésima edição do Interescolas Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), após dois anos de interregno provocado pela pandemia.

“Este é um retorno alegre e muito feliz, com a marca dos vinte anos da iniciativa, depois de muito tempo separados e afastados”, afirma Fátima Nunes da equipa nacional da EMRC.

Sob o tema «Com EMRC, tu és especial», a iniciativa conta com a participação de mais de cinco mil alunos, de 82 agrupamentos de escolas de Portugal continental, para aprofundar um tema central em momento de guerra e incerteza na Europa.

“São vinte anos a realizar o Interescolas e quisemos prepará-lo com um ‘passaporte da alegria’ onde os alunos aprofundaram e trabalharam, através de uma aplicação digital, valores que são basilares à vida em sociedade e à cultura onde nos encontramos, como a dignidade de cada um, o reconhecimento do outro enquanto ser único, a amizade e a fraternidade”, explica.

O dia em Fátima fica marcado pela participação dos mais novos num momento cultural, com a pela teatral «Uma Viagem especial», a cargo da companhia Espelho Mágico, e um encontro, com todo o grupo,” na basílica Santíssima Trindade”.

“Este é o único momento em que estaremos todos juntos, e acontece naquela bela basílica onde vamos cantar, escutar, e fazer silêncio, numa cerimónia presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”, desenvolve.

Na celebração os alunos do Colégio de São Miguel, em Fátima, tem a seu cargo as músicas e o Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, vai encenar um trecho do evangelho.

“Queremos que seja um dia de festa, animação e muita alegria, na certeza de que cada um conta e é especial e que a opção pela disciplina é também lugar de aprender valores fundamentais para a vida de cada um que, tantas vezes, não se vêem logo, mas que marcam a diferença no futuro”, completa.

O Encontro arranca pelas 9h00, com o acolhimento. Ainda durante a manhã o auditório Paulo VI acolhe a primeira sessão da peça «Uma Viagem especial». Pelas 12h30 realiza-se a celebração, cm todos os participantes, na Basílica da Santíssima Trindade. Da parte da tarde duas novas sessões de teatro completam o programa.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva