Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 25 Mai 2022
DACS reuniu com Arciprestado e Rádio Barcelos
Manhã contou com testemunho de locutora da Rádio Barcelos.

No âmbito do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social (DACS) rumou até ao Arciprestado de Barcelos para reunir com alguns sacerdotes e representantes da Rádio Barcelos e debater a Mensagem do Papa para este dia.

A convidada da Rádio Barcelos (RB) foi a locutora Rosa Maria, a trabalhar na RB desde 1991 e que actualmente apresenta a Super Manhã, das 10h00 às 12h00, e o programa Discos Pedidos, das 14h00 às 16h00. Fora destas horas trata da discografia, interage com os cantores, editoras, e realiza entrevistas.

Começando na Rádio como um "hobbie", a locutora hoje em dia diz adorar o seu trabalho, mas não esconde a paciência e perseverança que é preciso ter em alguns dias.

"O locutor é um ser humano, tem sentimentos. Mas quando estou no meu papel de locutora, estou ali para dar força e ânimo às pessoas. Muitas delas passam os dias sozinhas e a única parte do dia em que falam com alguém é quando ligam para a rádio", explicou.

À esquerda, a locutora Rosa Maria, na companhia do Pe. Paulo Terroso, director do DACS

"Rosinha", como é carinhosamente conhecida entre os seus ouvintes, conseguiu formar entre os ouvintes uma verdadeira comunidade, ou "família", como se tratam.

"Por vezes nem se conhecem uns aos outros, mas como são ouvintes diários, dedicam músicas uns aos outros e preocupam-se verdadeiramente com as outras pessoas. Antes da pandemia, fazíamos uma festa, um piequenique onde se juntavam todos e era uma festa", revelou.

Verdadeiros actos de caridade e hospitalidade – como apela o Papa Francisco – já foram possíveis através destas interações, com computadores de ouvintes a serem reparados de forma quase imediata ou cadeiras de rodas a serem doadas em casos de urgência.

"Às vezes não estou no meu melhor, quando desligo o telefone até choro, porque também eu tenho os meus problemas. Mas enquanto estou lá, o meu papel é dar-lhes força e transmitir-lhes esperança. Por isso é que gosto tanto do meu trabalho", confidenciou.

O DACS reuniu depois com os sacerdotes presentes do Arciprestado de Barcelos, ouvindo e agradecendo todas as sugestões e críticas construtivas.

Esta é uma iniciativa que começou a convite do Arciprestado de Guimarães e que se pretende que se estenda pelos outros Arciprestados nos próximos anos, sempre no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais e das Mensagens Pontifícias.

O DACS agradece a calorosa recepção a que teve direito no CESM (Antigo Seminário da Silva), tanto da parte dos sacerdotes, como da parte dos elementos da Rádio Barcelos.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social