Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Encontros CPM para 2021. Veja aqui datas e locais

Palavra de Vida
Palavra de Vida - Agosto 2021
INFORMAÇÕES

25 de julho 2021 - Dia dos avós
 

Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar | 14 Jun 2021
Fórum "Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia?"
PARTILHAR IMPRIMIR
 

De 9 a 12 de junho de 2021, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida organizou online o Fórum  “Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco".

Esta iniciativa inseriu-se no Ano "Famiglia Amoris Laetitia", como momento de diálogo em estilo sinodal sobre as experiências e perspectivas de aplicação da Exortação Apostólica, e visa apoiar a aplicação de Amoris Laetitia em chave pastoral e missionária. Deixamos algumas conclusões.

É o tempo de agir. A Exortação Apostólica Amoris Laetitia, divulgada há 5 anos pelo Papa Francisco, está a fazer o seu percurso. Quando foi lançada teve de imediato um fortíssimo período de discussão, depois entrou-se num período de análise mais profunda, quer das propostas pastorais quer mesmo do ponto de vista doutrinal e agora somos desafiados pelo Dicastério a aplicar plenamente nas nossas Dioceses, Paróquias e Movimentos as linhas pastorais que emanam da exortação. O Cardeal Kevin Farrell referiu algo que todos ouvimos – os capítulos centrais da Amoris Laetitia sãos os Cap. IV e V, sobre o amor na família – mas desafiou todos os agentes da Pastoral Familiar e centrarem-se e colocarem em prática o Cap. VI – Algumas perspetivas pastorais.

 Muito trabalho já foi realizado. A metodologia típica de cada um dos dias de trabalho do Forum, iniciava-se com uma conferência com uma temática ancorada na Amoris Laetitia, que depois era concretizada com exemplos concretos de aplicação em várias Dioceses do mundo inteiro. Foi muito enriquecedor, e em alguns casos até surpreendente, observar as boas praticas de aplicação das mais importantes linhas pastorais apontadas pelo Santo Padre.

 As famílias têm um Magistério Pastoral. Foi uma das ideias que mais enfoque foi dado durante o Forum e reforçada nas conclusões do Cardeal Kevin Farrell. O Papa S. João Paulo II falou-nos na Nova Envangelização. O Papa Francisco destaca que as Famílias têm que tornar-se protagonistas da Pastoral Familiar, ideia reforçada na apresentação deste Ano “Famila Amoris Laetitia“. Francisco interpela-nos a que sejam as famílias a acolher, apoiar, evangelizar as outras famílias.

 Percurso Catecumunal para o Matrimónio. Foi para nós a grande novidade deste Forum. Numa conferência da Subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, intitulada “O Catecumenato para o Matrimonio” as Conferências Episcopais do Mundo inteiro foram desafiadas a implementar percursos de preparação para o Sacramento do Matrimónio que se alarguem para além da preparação imediata (preparação de noivos) e se iniciem com a preparação dos namorados com vista ao discernimento vocacional. Estamos conscientes da dificuldade de implementar um percurso deste tipo na sociedade atual, mas também temos que concordar com Gabriella Gambino quando refere que uma preparação de um jovem para o Sacramento do Batismo ou do Crisma pode prolongar-se por um ou mais anos e para o matrimónio basta uma preparação de um fim-de-semana.

Este Catecumenato para o Matrimónio pode alargar-se aos primeiros anos da vida conjugal, sendo uma forma de garantir apoio aos jovens casais.

Recordamos que na Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa de maio de 2019 “A alegria do amor no matrimónio cristão” os nossos Bispos referiam que […] É urgente um novo dinamismo nas paróquias, nos movimentos e na vida da Igreja em geral, em que se promovam grupos de namorados, atividades e encontros que possam ajudar a refletir e a viver uma verdadeira preparação, para a vida matrimonial. […] (24).

Formação dos Casais agentes da Pastoral Familiar.  Foi dada grande importância no Forum à formação dos casais que desempenham funções pastorais. Os problemas atuais que as famílias enfrentam, que tão bem identificados estão no capítulo II da Amoris Laetitia, obrigam a que os agentes da Pastoral Familiar tenham uma formação adequada e que se criem equipas multidisciplinares formadas essencialmente por casais com esta formação.

 Pastoral dos Idosos e das Pessoas com Incapacidades. Embora sem uma conferência focada nestas duas questões, foi transversal a todo o Forum a necessidade de integrar os idosos e as pessoas com incapacidades nas Pastoral Familiar. O primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que se irá celebrar no próximo dia 25 de julho, resulta desta necessidade. Nas próximas semanas o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida irá disponibilizar diversos recursos que vos faremos chegar logo de seguida, mas podemos adiantar é que este dia seja celebrado nas Paróquias e Dioceses com a maior participação de Avós e Idosos possível.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

TLM

967398091

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui