Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - Fevereiro 2024
Informações

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar | 17 Mai 2022
Terminou a edição 2022 da Escola de Famílias
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Terminou a edição 2022 da Escola de Famílias que, nesta 5.ª sessão, teve como tema principal "O Ninho Vazio", abordando os variadíssimos aspetos que constroem a vida familiar em transformação, as várias fases de mudança, a saída dos filhos de casa, o luto e outras situações que causam um profundo impacto na vida familiar. Segundo Amândio e Rosa Cruz, coordenadores do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar «o balanço desta edição é muito positivo, dado o interesse dos temas abordados, como tem acontecido, aliás, com as várias temáticas que temos debatido, desde que a Escola de Famílias começou»:

- «As temáticas têm sido muito bem acolhidas e o facto de as sessões decorrerem em formato híbrido, presencial e online, tem permitido que sejam vistas e partilhadas por muito mais pessoas», contou Rosa Cruz. No domingo, dia 8, realizou-se a 5.ª e última sessão deste ano.

Dado o resultado positivo desta iniciativa o objetivo do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar é que este formato híbrido possa continuar, chegando assim a cada vez mais pessoas. Além da transmissão, os contributos que surgem destas sessões ficam de imediato disponíveis no Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar, bem como nas redes sociais. «Achamos que são temáticas que podem servir em qualquer momento para orientação», afirmou Amândio Cruz. Rosa Cruz salientou também o caráter testemunhal da edição, o que permitiu que os resultados fossem ainda mais positivos, pois conseguiu tocar mais as pessoas, fazendo com que se sintam mais identificadas. Com este último tema, "O Ninho Vazio", o objetivo foi tocar nas fragilidades familiares que surgem quando os filhos partem e que frequentemente motivam uma crise no casal. «O casal precisa de se preparar para este momento em que os filhos vão para a universidade ou casam, ou vão trabalhar para fora, até porque, ao longo de anos, os pais organizam toda a agenda em função dos filhos, mas é preciso investir muito na relação do casal porque, um dia, ficarão apenas os dois, tal como no início do seu casamento. Outro dos assuntos abordados foi a viuvez e o luto, que obrigam a outro tipo de preparação para esta realidade.

Os convidados desta última sessão de 2022, foram Suzana Mendes Gonçalves e o casal Emília e Jorge Peixoto, que partilharam as suas experiências, nos campos referidos.

Os temas do próximo ano ainda não foram trabalhados, mas já é certo que serão preparadas mais cinco sessões da designada Escola de Famílias.

Para ver na íntegra a última sessão da Escola de Famílias, clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=j8kNNpuQ9c8

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

TLM

967398091

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui