Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - Fevereiro 2024
Informações

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar | 30 Mai 2022
Mensagem para o Dia dos Avós e dos Idosos, 24 de julho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Mensagem do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Atenção para os avós e os idosos: lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou hoje o kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

Além disso, foi anunciado hoje que a Penitenciaria Apostólica concedeu, mais uma vez, a Indulgência plenária a todos os idosos que participarem das celebrações liturgias por ocasião do Dia Mundial, e a todos os que, nos dias anteriores ou posteriores, forem visitar um idoso sozinho. A visita, segundo o Papa, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo!”

O kit, que nos próximos dias será enviado a todas as conferências episcopais, pretende ajudar a pôr em prática o convite do Santo Padre, ou seja, celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as paróquias, dioceses e comunidades eclesiais, mas deseja também oferecer ferramentas pastorais para lançar as bases de uma atenção aos idosos com um olhar no futuro. Com relação a isso, o Card. Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ressaltou que “a atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da relevância deles na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas.”

As catequeses e a mensagem do Santo Padre são o cerne do kit pastoral e contêm uma ampla gama de indicações que poderão ser adotadas, adaptando-as, caso necessário, às diversas realidades eclesiais. A oração oficial é um instrumento para acompanhar as preparações do evento e pode ser recitada pelos idosos e pelos que irão visitá-los.

Veja também no anexo, a notícia do Vatican News.

Veja ainda mais informções nestes links:

 

Link para o kit de imprensa

Link para o kit pastoral

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

TLM

967398091

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui