Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
15 Mai 2019
73ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde
No passado dia 13 de Maio, teve lugar o início da 73ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Laúndos.

No final da celebração da Eucaristia, o andor com a Senhroa da Saúde partiu no carro dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim em direção ao centro da cidade da Póvoa de Varzim. Pelo caminho foram muitas as centenas de fiéis que vieram à rua por onde a imagem passou, para a saudar com flores e com palmas.
À chegada à Póvoa de Varzim saiu em procissão de velas em direção à Igreja Matriz, acompanhada por vários milhares de peregrinos, terminando a celebração com Sermão e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Entre os dias 14 e 22 decorre nesta igreja poveira, de segunda a sexta-feira, a novena preparatória da mesma em dois horários distintos, 18:30 e 21:30.

No último domingo do mês de Maio, às 7h30 é celebrada a Eucaristia, no final da mesma tem lugar o Encerramento da Peregrinação em direção a Laúndos, com a Eucaristia a ser celebrada às 11:00. As autoridades estimam em 30.000 a 40.000 pessoas, o número daquelas que acompanham a imagem em direção a Laúndos. Número que faz desta peregrinação a maior manifestação pública de fé do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e uma das maiores da Arquidiocese de Braga.

Esta peregrinação nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado. Em 1944 começaram os preparativos e, dois anos depois, surgiu a primeira peregrinação.

O Programa é o seguinte:

14 A 22 DE MAIO
18:30 e 21:30 - (2ª a 6ª) Novena Preparatória na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Matriz), na Póvoa de Varzim.

26 DE MAIO
7h30 - Eucaristia na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim.
9h00 - Saída da Peregrinação em direção a Laúndos.
11h00 - Eucaristia Campal no recinto do Santuário da Senhora da Saúde, presidida por sua Ex.cia Rev.ma o Sr. Bispo Emérito de Beja, D. António Vitalino.
16h00 - Oração da tarde. Recitação do Terço. Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Cerimónia do Adeus a Nossa Senhora da Saúde.

Confraria de Nossa Senhora da Saúde
Paróquia de São Miguel de Laúndos
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Matriz)
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim

APOIO À COORDENAÇÃO
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

DIVERSOS
Pela dignificação do espaço do Santuário não é autorizada a venda ambulante na Avenida de Nossa Senhora da Saúde, recinto da Peregrinação e espaço envolvente.

Não é também permitido marcar ou reservar lugares no recinto onde se vão realizar as cerimónias religiosas.
Durante o dia da Peregrinação, há transporte de autocarro de Laúndos para as cidades da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. O local do embarque este ano é a 100 metros da Avenida de nossa Senhora da Saúde, Estrada Nacional 205, direção Póvoa de Varzim.

São disponibilizados dois parques de estacionamento para ligeiros, um junto à estrada nacional e zona dos autocarros, outro junto à Igreja Matriz de Laúndos.

Apela-se a que quem se desloca de carro venha o mais cedo possível, isto porque com o aproximar da Peregrinação várias estradas serão cortadas ou verão o trânsito condicionado.

Palavras-Chave:
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim