Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 11 Mar 2020
Actividades escutistas em Braga estão suspensas

A Junta Regional de Braga do CNE (Corpo Nacional de Escutas), perante o agravamento da situação na região Norte do país nas últimas hora, assumiu uma posição de forma a contribuir para a prevenção e controlo do vírus COVID-19.

Com as novas medidas adoptadas, os escuteiros esperam também "proporcionar a informação adequada, quer em termos de prevenção, quer de identificação e de atuação perante eventuais casos".

Assim, a Junta Regional de Braga vai adiar as actividades, formações e demais encontros e reuniões de carácter regional, pelo menos até ao dia 3 de Abril.

A medida foi tomada em consonância com as Juntas de Núcleo, o que significa que deve ser adoptada por todas as estruturas, agrupamentos e unidades.

Depois do período de suspensão, as actividades deverão ser repensadas e possivelmente recalendarizadas. A Junta Regional sugere que, até lá, qualquer reunião imprescindível seja feita online. Quanto às celebrações litúrgicas, encontram-se a ser seguidas as recomendações da Conferência Episcopal.

As medidas anunciadas poderão ser revistas consoante o desenrolar dos acontecimentos e em função da evolução epidemiológica e orientação das entidades competentes.

"Reforçamos a ideia de que é fundamental o acompanhamento da situação, apelando à calma, ao bom senso, e sobretudo ao sentido de responsabilidade de todos. Estas medidas são tomadas apenas com cariz preventivo para respondermos enquanto movimento, comunidade e sociedade a um problema que a todos diz respeito", sublinha a Junta Regional em comunicado.

Os escuteiros recomendam ainda que seja evitada circulação desnecessária e o contacto com pessoas, particularmente contactos em grupo.

"Quando por recomendações das autoridades de saúde locais for atribuída a qualquer pessoa a necessidade de quarentena, as mesmas devem permanecer em casa. A restrição do contacto social é uma medida comunitária, que a todos beneficia e diz respeito. É assim que nesta altura podemos e devemos servir", apelam.

Todas as medidas estão a ser coordenadas e encontram-se em consonância com a Arquidiocese.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social