Arquidiocese de Braga -

20 março 2023

Caminheiros do Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas realizam a 21ª edição do Cenáculo

Fotografia DR

Junta de Núcleo de Braga

Neste fórum, os jovens escuteiros dos 18 aos 22 anos, têm como objetivo promover a sua envolvência na procura de uma melhor vivência escutista.

\n

Entre os passados dias 10 e 12 de março decorreu, na Escola Básica Trigal de Santa Maria, em Tadim, a atividade Cenáculo, um fórum de discussão e partilha de caminheiros para caminheiros. 

Neste fórum, os jovens escuteiros dos 18 aos 22 anos, têm como objetivo promover a sua envolvência na procura de uma melhor vivência escutista. 

Um dos temas apresentados focou-se numa análise comparativa entre a forma como escutismo era vivido antigamente e como é vivido nos dias de hoje. Esta reflexão procurou ainda identificar formas de adotar uma postura mais ativa destes elementos no movimento, procurando sempre trabalhar para uma melhoria contínua do movimento e da sua ação junta de toda a comunidade.

Deste encontro os caminheiros traçaram, ainda, alguns objetivos pelos quais querem pautar a sua caminhada, refletidos na Carta de Cenáculo. 

A Carta de Cenáculo é um “instrumento” orientador da ação e uma evidência dos compromissos assumidos. Entre esses objetivos destacam-se a vontade de colaborar com a estrutura de Núcleo ao nível da comunicação das diferentes atividades e iniciativas levadas a cabo, reunir e facilitar o acesso a informação sobre o “Desafio”, uma das etapas finais da vida do caminheiro, e promover uma maior relação entre caminheiros de diferentes Agrupamentos. Desta forma, com a partilha, apreender mais profundamente o que é ser caminheiro e, assim, experimentar toda a riqueza do método escutista. 

O Cenáculo é uma atividade que ocorre anualmente e já conta com 21 edições quer ao nível nacional quer ao nível do Núcleo de Braga. Sendo uma atividade direcionada a todos os caminheiros do Núcleo de Braga, constituído pelos arciprestados de Braga, Amares e Terras de Bouro, esta edição, contou com a presença de cerca 70 caminheiros de 20 agrupamentos.