6 setembro 2021

Escola de Famílias - 2021 - 22. Formato presencial e online, mediante inscrição.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

ESCOLA DE FAMÍLIAS 2021/2022

A Alegria do Amor em todas as fases da vida

O Ano Família Amoris Laetitia, que se iniciou a 19 de março, foi decretado pelo Papa Francisco com o objetivo de caminhar com as famílias. A experiência da pandemia evidenciou o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias, que fazem da Igreja uma «família de famílias» (AL 87). O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) propõe, para a ESCOLA DE FAMÍLIAS de 2021/2022, um conjunto de temáticas que aborda várias fases da caminhada que é a vida familiar:

26 de setembro de 2021:“Filhos... não trazem livro de instruções!”  INSCREVA-SE AQUI

Esta sessão será dedicada à infância, com testemunhos de casais sobre como transmitir Deus às crianças; como tornar Deus presente nas rotinas familiares com crianças pequenas; e como abordar interpelações dos filhos sobre a fé.

• 28 de novembro de 2021:“Autoridade e Liberdade: como equilibrar?”

Sessão que aborda variados desafios que os pais enfrentam na educação dos filhos, especialmente na adolescência.

• 30 de janeiro de 2022:“E em caso de infidelidade?”

Sessão sobre a problemática da infidelidade, focando aspetos como: O que é a infidelidade? Como evitá-la? O relacionamento pode ser recuperado?

• 20 de fevereiro de 2022:“Pontes entre nós”

Tema que aborda a comunicação como caminho de amor – sobretudo no casal, mas também envolvendo todas as vertentes da vida familiar.

• 24 de abril de 2022:“O ninho vazio”

Esta sessão terá como foco a vida familiar em transformação, abordando as várias fases de mudança, a saída dos filhos de casa, os lutos e outras situações de fragilidade das famílias.

Em cada sessão haverá sempre testemunhos e a partilha de ideias e experiências. O formato será presencial, mas também com transmissão online.

Com esta sequência de temas, o DAPF propõe-se ajudar as famílias a encontrar equilíbrios no dia-a-dia, a cultivar constantemente o amor e a viver a alegria em todas as fases da vida familiar.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar