Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 18 Dez 2015
Projeto (Des)Envolve-te

O (Des)Envolve-te é um projeto de voluntariado universitário de raízes cristãs, que tem vindo a ser desenvolvido pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga durante os últimos 14 anos. Através da dinamização de atividades em várias instituições locais e da realização de reuniões mensais de formação, o projeto pretende incitar nos jovens universitários um espírito de solidariedade e ajuda ao próximo, fomentando, em simultâneo, a sua responsabilidade social.

O (Des)Envolve-te oferece à comunidade académica a possibilidade de participar em uma das 5 iniciativas: Casa de Saúde Bom Jesus, Mais Horizonte, Projeto Homem, Projeto IMA e Projeto Sta. Estefânia.

• Casa de Saúde do Bom Jesus

Ação de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental, utentes da Casa de Saúde do Bom Jesus, ao cuidado das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Através do desenvolvimento de atividades lúdicas, os universitários são motivados a expressar uma maior sensibilidade para com este grupo marginalizado, incentivando-os a olhar a doença mental com maior proximidade e dignidade.

Onde? Rua Dr. António Alves Palha nº 2, 4715-308 Braga.

• Mais Horizonte

Projeto centrado no apoio escolar de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou provenientes de contextos sociofamiliares fragilizados. Visa fomentar uma relação de crescimento, de promoção da autoestima e da confiança, que acontece na relação de afeto, de proximidade e amizade que nasce entre o voluntário e o adolescente/criança.

Onde? Rua do Vilar, S. Victor, Braga, 4710-453 Braga

• Projeto Homem

Voluntariado promovido com jovens e adultos com dependências. Pretende contribuir para o enriquecimento formativo, pessoal e humano dos utentes desta instituição através de atividades de alfabetização, promoção da atividade física e cariz lúdico-pedagógico. Objetiva fomentar a interação entre voluntários e utentes, proporcionando uma aproximação dos jovens universitários a um contexto específico da fragilidade humana e também uma forma de combater o estigma associado às toxicodependências.

Onde? Rua do Alcaide 29/31 Cividade, 4700-024 Braga

• Projeto Sta Estefânia

Projeto focado no desenvolvimento pessoal e social de crianças da Instituição do Lar de Sta. Estefânia em Guimarães. Pretende criar uma ligação de crescimento, ensino e confiança de forma a estimular um progresso, não só a nível escolar, mas também a nível social e da autoestima, entre o voluntário e a criança/adolescente.

Onde? Largo Martins Sarmento 50, 4800-432 Guimarães

• Projeto IMA

Pretende ser uma presença de amor e compreensão junto das crianças e adolescentes, utentes do Instituto Monsenhor Airosa. A ação centra-se no desenvolvimento de atividades lúdicas que promovam a aprendizagem, partilha e a aproximação entre o voluntário e as crianças, que se encontram numa situação fragilizada e necessitam de momentos que quebrem a sua rotina.

Onde? Rua de São Geraldo 96, 4700-345 Braga

+INF: voluntariado.pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt | www.instagram.com/desenvolvete.braga

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária