Arquidiocese de Braga -

9 junho 2016

Devoção a Maria na Diocese de Pemba

Fotografia Irmãs Servas da Anunciação

CMAB

Ir. Rosa Martins da Silva, Irmã Serva da Anunciação, Diocese de Pemba

No ano de 2015 a Congregação das Irmãs Servas da Anunciação, com sede no Brasil, enviou três Irmãs para abrir uma comunidade na Diocese de Pemba, em Moçambique. A irmã Rosa Silva, a irmã Maria Jocelia Prazmoski e a irmã Denilce Freitas desembarcaram em terras africanas no dia 04 de março de 2015, altura em que a missão de diagnóstico do projeto Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba estava a decorrer. Foi a primeira comunidade ad gentes da nossa congregação e por isso um grande desafio.

A Congregação tem a espiritualidade mariana. Tem como Carisma “como Maria dizer Sim ao projeto de Deus, servindo todos aqueles que sofrem”.

Chegando à Diocese de Pemba, as Irmãs assumiram diversas atividades, morando na paróquia de Mieze, a cerca de 25 km da cidade de Pemba, que não tem nenhum sacerdote. Sendo assim, há muito para organizar e para encaminhar na pastoral.

Por termos uma forte devoção a Nossa Senhora, um dos primeiros passos na evangelização foi difundir o amor a nossa Mãe Maria Santíssima e a reza do terço. No mês de outubro rezamos o terço em comunidade todos os dias. Terminando o mês, o povo quis continuar rezando terças, quintas e domingos. Agora durante o mês de maio continuamos rezando com terço todos os dias e o número de devotos de Maria continua a aumentar. É muito bonito perceber o quanto Maria é amada por adultos e crianças, homens e mulheres, mas o que nos tem impressionado mais é como Maria está tocando o coração dos jovens da nossa paróquia. São eles os primeiros a recitarem o terço com fervor e alegria.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 09 de junho de 2016.


Download de Ficheiros

Igreja Viva 09 junho 2016