Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 10 Mar 2016
De paroquianos a discípulos missionários
Pe. Hugo Ventura, missionário espiritano e membro do CMAB
  © Arquidiocese de Braga | Braga

A Igreja presente na Arquidiocese de Braga vive um tempo de graça: o Ano Missionário. Este dará frutos: se os cristãos se empenharem em redescobrir a sua identidade e o dom da fé, numa atitude continua de «autêntica e renovada conversão ao Senhor»; se a fé anunciada brotar de Jesus Cristo e do seu modo de viver; se conduz à dinâmica do encontro: com o próprio Jesus Cristo e com os outros; se torna a Igreja (diocese e paróquia) em “Igreja em saída”; se cada um dos baptizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, tomar consciência que é sujeito ativo de evangelização.

Em 2010, na Carta Pastoral - «Como eu vos fiz fazei vós também» - Para um rosto missionário da Igreja em Portugal – os Bispos fizeram um sério convite a que se criem novos dinamismos, como os Centros Missionários Diocesanos e Grupos Missionários Paroquiais, desejando que a missão universal esteja presente em todos os âmbitos da pastoral e da vida cristã, pois “a missão está no âmago da Igreja, deve corresponsabilizar todos os seus membros, e não pode ser delegada apenas em alguns”.

O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga, no desejo de “imprimir uma dinâmica missionária”, promoveu no Arciprestado de Esposende, no final do ano de 2015, o Curso de Missiologia. Entre os muitos participantes ficou a firme convicção: A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos baptizados. [...] Que ninguém renuncie ao seu compromisso. Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus; não digamos mais que somos ‘discípulos’ e ‘missionários’, mas sempre que somos ‘discípulos missionários’» (EG 120).

A semente foi lançada. São esperados frutos abundantes, passando concretamente pela criação do Centro Missionário neste Arciprestado de Esposende.

Artigo publicado no suplemento Igreja Viva de 10 de março 2016.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b