Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Obra de São Pedro Apóstolo
  © OMP | Lisboa

História:

Para os chamados “territórios de missão”, o Papa Inocêncio XI dizia: "Desejo mais a ordenação de um padre nativo que a conversão de 50.000 pagãos". E Pio VI recomendava aos Vigários Apostólicos: "A abertura de seminários é vosso primeiro e mais nobre dever". Bento XV expressa com tristeza: "É doloroso que existam regiões nas quais há séculos foi anunciada a fé cristã, contudo ainda não se encontra um clero nativo". O Espírito Santo suscitou um profeta, uma mulher leiga - Joana Bigard - que, com sua mãe Estefânia, sentem a necessidade da formação do clero nativo, em terras de missão. Sentiram o chamamento de Deus e consagraram todos os seus bens, energias e as suas vidas na propagação do Evangelho promovendo a formação de sacerdotes e homens e mulheres consagrados na vida religiosa.

Joana Bigard e sua mãe souberam assumir com entusiasmo e tenacidade um instrumento válido para a realização deste nobre compromisso. Conhecem o Evangelho e a história das missões do mundo. Joana, comunica-se com Pe. Villion, grande missionário no Japão e, através deste, com Dom Cousin, bispo de Nagasaki, cuja comunidade era nova e antiga. Nova porque o bispo acabava de congregá-la, antiga porque sua origem remontava a 250 anos, tempos de São Francisco Xavier. A fé foi sendo alimentada de "pai para filho..." durante esses 250 anos. Agora reconhecida a liberdade religiosa, um bispo os congregava. Foi organizado um pequeno seminário com a capacidade para 50 alunos. No dia da inauguração apareceram mais. Escreve uma carta a Joana pedindo-lhe uma ajuda para ampliar o seminário e manter os seminaristas para não ter que dispensar essas vocações.

Objetivos:

Esta Obra foi fundada para sensibilizar o povo cristão sobre o problema da formação do clero local nas Igrejas missionárias. A Obra convida a colaborar na formação dos candidatos ao sacerdócio por meio de uma ajuda espiritual e material. Os fundos obtidos com a fundação de bolsas, o pagamento de pensões, e outros donativos, possibilitaram a construção e o desenvolvimento de muitos seminários diocesanos menores e maiores. Desta forma, a Obra contribuiu em grande parte à promoção do clero local. Esta Obra continua a desempenhar um papel muito importante. Nestes últimos tempos, a Obra de São Pedro Apóstolo ampliou progressivamente os seus objetivos concedendo também uma ajuda às casas de formação dos aspirantes de ambos os sexos à vida religiosa".  A sensibilização do Povo de Deus sobre a urgente necessidade de presbíteros, religiosos e religiosas para a evangelização nas terras de missão e em todo o mundo e a ajuda espiritual e material para a sua formação são os objetivos específicos desta Obra.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b