Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Pontifícia União Missionária
  © OMP | Lisboa

História:

Esta Obra é como que a alma das outras Obras, porque as pessoas que a compõem são especialmente capazes de suscitar o espírito missionário nas comunidades cristãs e de incrementar a cooperação missionária. "A União Missionária do Clero deve ter em vista sobretudo a cultura missionária dos sacerdotes a fim de que, com o exemplo e a palavra, se interessem pela Missão e possam iluminar o povo..." (Pe. Paulo Manna). O número daqueles que ignoram Cristo e não fazem parte da Igreja está em contínuo aumento. A favor desta imensa humanidade, amada pelo Pai a ponto de lhe enviar o seu Filho, é evidente a urgência da missão. Por outro lado, a época que vivemos oferece, neste campo, novas oportunidades à Igreja; a queda de ideologias e sistemas políticos opressivos; o aparecimento de um mundo mais unido, graças ao incremento das comunicações; a afirmação, cada vez mais frequente entre os povos, dos valores evangélicos que Jesus encarou na sua vida: paz, justiça, fraternidade, dedicação aos pequenos; um tipo de desenvolvimento económico e técnico sem alma, que está a criar, em contrapartida, a necessidade da verdade sobre Deus, o homem e o significado da vida.

Objetivos:

"A Pontifícia União Missionária é um serviço especial das Obras Missionárias Pontifícias que tem como fim a sensibilização, formação e informação missionária dos sacerdotes, dos religiosos e das religiosas, dos aspirantes ao sacerdócio e à vida religiosa, como também de outras pessoas empenhadas na animação e ministério pastoral da Igreja. Resumindo, a União dirige-se a todos aqueles ou aquelas que são chamados a guiar e a animar o Povo de Deus. O resultado da atividade das outras Obras Missionárias Pontifícias dependerá em grande parte da vitalidade da Pontifícia União Missionária, visto que deve-se sobretudo àqueles a quem ela se dirige a existência constante de um vivo espírito missionário nas comunidades cristãs".

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b