Arquidiocese de Braga -

13 outubro 2016

O que nos une a todos?

Fotografia

CMAB

Sara Poças, Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB)

O mês de outubro é o mês particularmente dedicado pela Igreja ao tema da missão. Neste Ano Jubilar da Misericórdia, celebramos já o 90º Dia Mundial das Missões (todos os anos no penúltimo domingo do mês de outubro). O objetivo deste dia é incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária, ou seja, que os cristãos redescubram a sua vocação missionária, se congreguem à volta deste tema e levem a cabo atividades que evidenciem esta dimensão da Igreja.

O Papa Francisco, na sua mensagem para este mês, sublinha que “todos somos convidados a ‘sair’, como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira.” Reparemos nas palavras: talentos, criatividade, sabedoria e experiência. Quantos talentos enterrados ou reservados ao nosso metro quadrado! Quanta criatividade enterrada pelo comodismo do “deixa andar” e “não vale a pena”! Quanta sabedoria e experiência desvalorizadas em tantos exemplos de homens e mulheres que rasgaram horizontes à Igreja, em condições sócio-económicas muito mais problemáticas que as de hoje! Diz-nos ainda o Papa na mesma mensagem: “Sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina... que entendem, de forma muitas vezes mais adequada, os problemas das pessoas e sabem enfrentá-los de modo oportuno e por vezes inédito: cuidando da vida, com uma acrescida atenção centrada mais nas pessoas do que nas estruturas.”

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB), desde o início da sua existência (2011) tem comemorado o Dia Mundial das Missões num arciprestado diferente. Este ano celebraremos com o arciprestado de Terras de Bouro. Também esta é terra de missão! (e são todas!). Celebraremos a Vigília Missionária no dia 22 de outubro, em Moimenta; o dia voluntariado missionário do dia 29 de outubro, no Santuário de São Bento da Porta Aberta; o Curso de Missiologia entre os dias 5 e 11 de novembro, também no mesmo Santuário. Serão os cristãos capazes de deixar por um dia as suas casas, de resistir ao cansaço de um dia de trabalho, para se deslocarem a Terras de Bouro? Serão os cristãos capazes de se organizarem e de convidarem alguém para participar? O que nos une a todos?

Ainda como resultado prático do Ano Missionário celebrado na nossa Arquidiocese, o CMAB organiza, em Braga, no Centro Pastoral Diocesano, nos dias 25 e 26 de novembro, o I Fórum Missionário, que terá como tema: “O que nos une a todos”. O objetivo deste Fórum é criar um espaço de reflexão para concertar esforços para uma causa comum: promover uma cidadania ativa, porventura crente, face aos desequilíbrios locais e mundiais. Teremos várias conferências sobre temas como refugiados, papel da mulher na sociedade, desporto e comunicação social e outras atividades, dinamizadas por várias organizações da sociedade civil e grupos missionários, que irão abranger o público em geral, com particular atenção ao público mais jovem. O que nos une a todos? Essa é a resposta que queremos descobrir. Para já sabemos que nos une a todos construir um mundo mais fraterno.

Finalmente, não podemos deixar de referir que rezamos unidos à equipa missionária da Arquidiocese de Braga que assumiu a paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique! Diz-nos o Papa Francisco a este respeito que a missão “ad gentes” continua a ser uma grande e imensa obra de misericórdia, quer espiritual quer material; e que não podemos reservar o coração para nossas preocupações particulares, mas alarguemo-lo aos horizontes da humanidade inteira. Não sei se já acreditamos todos nisto mas... Estamos juntos!

Peçamos a Maria para sermos, cada vez mais, Missionários da Misericórdia! E, se não podemos partir para longe, podemos sempre ajudar à porta! O que nos une a todos?

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 13 de outubro de 2016.


Download de Ficheiros

Igreja Viva 13 outubro 2016