Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | 19 Out 2017
Infância Missionária em Portugal
Pe. John Mário Duenez, Diretor Nacional da Infância Missionária

Como resposta a uma preocupação de Portugal frente ao trabalho missionário com as crianças, a Obra da Infância Missionária (IM) está a ser implementada nas dioceses portuguesas.

O QUE É A IM?

É uma das quatro Obras Missionárias Pontifícias (OMP) que promove a animação e formação missionária das crianças e dos seus educadores na evangelização universal, especialmente das próprias crianças.

O QUE PROCURA?

Ajudar os educadores a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e impulsioná-las a partilhar a sua fé e os meios materiais com as crianças necessitadas do mundo. Todos têm alguma coisa para dar e para receber. O seu lema é “Crianças Evangelizam crianças”.

COM A IM PRETENDE-SE:

1. Educar integralmente as crianças

2. Ajudar as crianças a viverem a experiência missionária da sua fé

3. Desenvolver a criatividade e a afetividade das crianças

4. Ensinar as crianças a relacionarem-se com Deus na Oração e umas com as outras

5. Formar as crianças para que sejam missionárias em toda a parte

6. Proporcionar às crianças um plano de formação adequado às suas idades

QUEM PODE PERTENCER E COMO FUNCIONA?

Todas as crianças batizadas, dos 4 aos 12 anos, que mostrem interesse por esta Obra depois de conhecerem os seus princípios. Depois continuam a sua formação na Adolescência Missionária desde os 13 até aos 15 anos.

A Infância Missionária é uma “Escola com Jesus” porque deseja levar as crianças a tornarem-se verdadeiros discípulos de Jesus. Cada grupo é formado por 12 crianças (como os Apóstolos);

Para poder garantir o bom funcionamento desta Obra, está a ser desenvolvido diverso material: Em cada semana o Domingo IM Missão de apoio à catequese; cada mês o Boletim IM para os encontros das crianças; cada trimestre a Missãozinha OMP; e para cada ano o projeto 2017-2022.

Todo este material está a ser divulgado no site da infância – infancia.opf.pt –, que convidamos a visitar.

Nos próximos cinco anos pastorais (2017-2022), para fortalecer e desenvolver o lema da IM em Portugal: “Das crianças do mundo, sempre amigos!”, que se faz com o gesto da mão aberta, a IM terá para cada ano pastoral, e na continuidade com tudo o que já foi desenvolvido anteriormente, um dedo da mão e um verbo associado. Assim:

O ano 2017-2018 terá como verbo AGRADECER. O objetivo é ajudar as crianças a entender o sentido da gratidão. Com este verbo (agradecer), procuramos que elas entendam que tudo vem de Deus e por isso agradecemos as grandes e pequenas coisas que vamos vivendo na nossa vida.

O ano 2018-2019 terá como verbo INTERCEDER-ORAÇÃO. Para este ano, o objetivo é ajudar as crianças a entenderem o sentido da oração como intercessão. Procuramos com este trabalho que as nossas crianças cultivem em família laços de união, por isso este ano vai ser da família. Com este verbo (interceder) procuramos que os pais rezem pelos filhos, e os filhos rezem pelos pais.

O ano 2019-2020 terá como verbo PARTILHAR. O objetivo é ajudar as crianças a entenderem o sentido missionário da partilha: partilha da vida, entrega a Jesus e serviço pelos irmãos. Procuramos que elas entendam que a vida cristã exige o compromisso de levar a Boa Nova em todos os momentos e a todos os lugares.

O ano 2020-2021 terá como verbo PERDOAR. Para este ano, o objetivo é ajudar as crianças a entender o sentido de perdoar e viver na Misericórdia. Com este verbo (Perdoar), procuramos que elas entendam que uma vida cristã só pode ser vivida no mandamento do amor a Deus

e ao próximo, amando-nos uns aos outros.

O ano 2021-2022 terá como verbo LOUVAR. O objetivo é ajudar as crianças a entender o nosso processo feito durante estes cinco anos com a IM. Com este verbo (Louvar), procuramos que elas entendam que uma vida cristã deve sempre glorificar-bendizer-adorar e louvar o nome do Deus verdadeiro, que um bom filho de Deus sempre tem na sua boca louvores a Deus.

O objetivo final é a realização do 1.º Encontro Nacional da Infância Missionária em Portugal. Por isso, com muita alegria, apelamos a todas as pessoas e catequistas que queiram fazer parte desta grande família, convidamos a solicitarem ao Centro Missionário o apoio para a realização de encontros de formação sobre a Infância Missionária em cada paróquia, escolas, arciprestados. Porque missionários somos todos!

Das crianças do mundo, sempre amigos!

Revitalizar a IM na Arquidiocese

Das quatro obras missionárias pontifícias (Propagação da Fé, Santa Infância, S. Pedro Apóstolo e União Missionária) o CMAB gostaria de começar na nossa Diocese a revitalização da Santa Infância: grupos de 12 crianças (dos 7 aos 14 anos, em contexto da catequese ou outro) que são estimuladas a conhecer a vastidão do mundo e as suas diferenças bem como a serem sinais dessa diferença, guiadas por Jesus Cristo.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 19 de outubro de 2017.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui