Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Kioshukuro! Obrigado!
Pe. Paulino Carvalho, padre da equipa missionária Salama! entre 2017 e 2019
  © Pe. Paulino Carvalho | Pemba, Moçambique

Regressei há pouco mais de um mês de dois anos de missão na Diocese de Pemba, em particular da paróquia de Santa Cecília de Ocua, a paróquia 552 extraterritorial da Arquidiocese de Braga. O que me ocorre partilhar é uma enorme gratidão por esta Missão! Assim, aproveito para dizer obrigado - Kioshukuro! em língua macua, língua falada na paróquia que servi – a todos e a cada um que viveram comigo esta Missão:

Aos paroquianos de Santa Cecília de Ocua onde pude conhecer um outro rosto da Igreja. Uma Igreja jovem, em saída, ministerial e assente nos trabalho dos leigos: inspiradora e desafiadora!

Aos voluntários companheiros de viagem, nomeadamente a Susana e o Rui e a Sofia e o António, pela vida partilhada e realizada ao serviço de quem nos acolheu sempre com um sorriso e de braços abertos.

Aos amigos de Pemba, leigos e equipas missionárias, que acolheram, acompanharam e fortaleceram o caminho realizado neste tempo de missão, ajudando assim a abrir horizontes no ser e crescer em fraternidade.

Aos bispos das dioceses de Braga e de Pemba, Dom Jorge e Dom Luiz, pelo exemplo de Bom Pastor que tem o cheiro das suas ovelhas. Desde o gesto da assinatura do protocolo, o sonho missionário tem sido concretizado em passos seguros de serviço e testemunho em ambas as dioceses. Do lado de cá, recomenda-se vivamente esta experiência de graça em dar um tempo de vida na missão ad gentes, nesta paróquia número 552 que carinhosamente assumimos.

Ao Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB), na sua coordenação e equipa de colaboradores, pela orientação, o suporte e a retaguarda desde a nossa diocese. Os caminhos percorridos e as atividades realizadas ao longo do ano são trabalho silencioso que vai ecoando no coração de quem se deixa tocar para esta concretização missionária.

Aos amigos, familiares e todas as pessoas que acompanham, com a oração, mensagens, preocupação, partilha material, para que quem é enviado não se sinta sozinho, mas suportado por esta vasta rede de colaboradores.

A todos os que se tornam conscientes desta dimensão da nossa Igreja para que não desistam de acompanhar, apoiar e participar no SALAMA, para que a nossa diocese seja cada vez mais discípula missionária.

Obrigado é a expressão repetida sem cessar pela oportunidade de viver a experiência de voluntariado no projeto SALAMA de cooperação missionaria entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba, no norte de Moçambique.

Nestes dias de entusiasmo pela visita do Papa Francisco a Moçambique, que a Arquidiocese de Braga se sinta unida a este povo, continuando comprometida para que “todos, tudo e sempre” possam continuar a sair e a ser MISSÃO com alegria.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 05 de setembro de 2019.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui