Informações


Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 2 Out 2020
Outubro em Missão... MISSÃO
Começamos ontem o mês de Outubro, que a Igreja Católica designa por “Outubro Missionário”, por ser um mês dedicado às Missões. É um mês para lembrarmos que todos somos missionários desde o dia do nosso Batismo, e que a nossa missão pode ser ad gentes, junto de outras comunidades com culturas diferentes, mas também pode ser no lugar onde vivemos, e às vezes nem precisamos de sair de casa para encontrarmos a nossa Missão! Como é habitual, durante este mês, o CMAB (Centro Missionário Arquidiocesano de Braga), responsável pela animação missionária nesta Arquidiocese, terá uma rúbrica semanal, às sextas-feiras, neste jornal “Diário do Minho”, que designamos por “Outubro em Missão...” para nos ajudar a refletir sobre temas relacionados com as Missões. Este ano propusemos a cinco pessoas que nos levassem a fazer uma viagem por cinco temas (missão, ecologia integral, frágeis, caridade e música e espiritualidade) e sobre eles partilhassem: Um testemunho... Um livro... Um filme... Um olhar... Uma música... O tema desta semana é Missão e o convidado dispensa apresentações, pois é o Pastor que guia a Missão na nossa Arquidiocese! Vejamos as sugestões partilhadas pelo nosso Arcebispo Primaz, sr. D. Jorge Ortiga!
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Um testemunho...

A vida é missão

Não é fácil dizer em poucas palavras alguma coisa de interesse sobre Missão. Uma síntese da história poderá ajudar.
Sabemos que Cristo é o enviado do Pai que quis associar os Apóstolos à sua missão. Era a mesma interpretada por pessoas distintas mas a cumprir o mandato do “Ide”. Eles partiram e chegaram aos quatro cantos do império romano. Rapidamente deram uma fisionomia diferente ao mundo ocidental que ficou marcado por valores humanistas cristãos. 
A história foi manifestando variadíssimas iniciativas que configuram uma atitude de saída do interior das comunidades. As lutas com os muçulmanos, as cruzadas… realidades que hoje nos parecem desadequadas e um pouco longe do espírito evangélico. Os descobrimentos de novos mundos, protagonizados por países cristãos, levaram sempre a preocupação de dilatar a fé.
Seja como for, a missão era uma iniciativa entre tantas mas não era assumida como constitutiva da Igreja e que, como tal, deveria ser protagonizada por todos os cristãos. O Concílio Vaticano II, na sua redefinição da Igreja, abriu uma nova etapa e perspetivou novos horizontes que os Papas foram propondo. São inúmeras as intervenções que a Evangelii Gaudium se encarregou de assumir. “A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão «reveste essencialmente a forma de comunhão missionária». Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e sem medo.” (EG23). A Igreja define-se, assim, como missionária e os interpretes da missão são todos os cristãos. “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso por de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo.” (EG273)
Missão hoje, para mim, está nestas duas citações. Tudo na Igreja é missão e todos são missão na Igreja. É um caminho que urge percorrer para ser o que Deus quer para os tempos de hoje. Nesta consciência, chegaremos, também, à responsabilidade de edificar a Igreja de Cristo onde ainda não foi anunciado. Mas, os velhos países cristãos são, inequivocamente, terras de missão.

Um Livro... Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco

Um Filme... A Missão

Um Olhar... A nossa paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, Moçambique.

Uma Música... “O melhor de mim”, Mariza

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui