Arquidiocese de Braga -

7 janeiro 2021

Infância Missionária

Fotografia IM Balasar

Departamento para as Missões

Emerenciana Silva, Infância Missionária de Balasar e CMAB

\n

A Infância Missionária é uma escola para a vida!

Pretende-se, através da Infância Missionária, educar as crianças a crescerem num espírito missionário universal, desenvolvendo assim, através de múltiplas dinâmicas, uma consciencialização solidária de “crianças que ajudam e evangelizam crianças”.

Quem melhor do que uma criança para levar a refletir, sensibilizar e despertar todos aqueles que a rodeiam, para além das outras crianças também os pais, catequistas, professores e educadores em geral? O desejo de partilha e oração por todas as crianças do mundo, tantas vezes esquecidas, abandonadas e desamparadas é contagiante.

Despertar este sentimento de caridade desde tenra idade é a missão constitutiva de toda a Igreja. Faz-nos crescer mais atentos, vigilantes e disponíveis. Esta é uma escola que nos tornará pessoas diferentes, crianças melhores, uma preparação consciente e contínua que à posteriori nos poderá levar ao voluntariado missionário.

Somos seres em construção e, como todas as construções, bons alicerces suportam grandiosos empreendimentos. Assim se constroem grandes seres humanos, capazes de verem para além do que a vista alcança, capazes de verem com o coração.

É necessário despertar as crianças para as várias formas de pobreza e comprometer as comunidades na redescoberta do outro, deixando para trás egocentrismos e trabalhando a proximidade e a solidariedade.  

Chegar a um adulto através de uma criança é um meio muito assertivo, pois para além de estarmos a trabalhar o crescimento de um ser que se tornara grandioso pelas suas obras, estamos também a apelar ao discernimento dos adultos, tornando-os também melhores pessoas.

Quando uma criança é “educada” a amar o próximo como a si mesmo, é uma criança que tem Deus como amigo no seu coração e que sempre vai ter fé e esperança de que, com as suas atitudes, pode fazer a diferença e ajudar os seus irmãos.

Os missionários são felizes assim, quando conseguem tornar alguém ainda mais feliz.

A Infância Missionária é isto mesmo, uma escola Universal de fé e de solidariedade que orienta o carisma missionário das crianças a favor de outras crianças. Por isso regemo-nos pelo lema: “De todas as crianças do mundo, sempre amigos!” e “Com Jesus e com Maria, Missionários Todo o dia!”

Todos os batizados são convidados a fazer missão. Queres tu também agarrar este desafio de seres missionário\a?!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 07 de janeiro de 2021.


Download de Ficheiros

IV_2021_01_07_net.pdf