Informações


Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Departamento para as Missões | 7 Jan 2021
Infância Missionária
Emerenciana Silva, Infância Missionária de Balasar e CMAB
PARTILHAR IMPRIMIR
  © IM Balasar

A Infância Missionária é uma escola para a vida!

Pretende-se, através da Infância Missionária, educar as crianças a crescerem num espírito missionário universal, desenvolvendo assim, através de múltiplas dinâmicas, uma consciencialização solidária de “crianças que ajudam e evangelizam crianças”.

Quem melhor do que uma criança para levar a refletir, sensibilizar e despertar todos aqueles que a rodeiam, para além das outras crianças também os pais, catequistas, professores e educadores em geral? O desejo de partilha e oração por todas as crianças do mundo, tantas vezes esquecidas, abandonadas e desamparadas é contagiante.

Despertar este sentimento de caridade desde tenra idade é a missão constitutiva de toda a Igreja. Faz-nos crescer mais atentos, vigilantes e disponíveis. Esta é uma escola que nos tornará pessoas diferentes, crianças melhores, uma preparação consciente e contínua que à posteriori nos poderá levar ao voluntariado missionário.

Somos seres em construção e, como todas as construções, bons alicerces suportam grandiosos empreendimentos. Assim se constroem grandes seres humanos, capazes de verem para além do que a vista alcança, capazes de verem com o coração.

É necessário despertar as crianças para as várias formas de pobreza e comprometer as comunidades na redescoberta do outro, deixando para trás egocentrismos e trabalhando a proximidade e a solidariedade.  

Chegar a um adulto através de uma criança é um meio muito assertivo, pois para além de estarmos a trabalhar o crescimento de um ser que se tornara grandioso pelas suas obras, estamos também a apelar ao discernimento dos adultos, tornando-os também melhores pessoas.

Quando uma criança é “educada” a amar o próximo como a si mesmo, é uma criança que tem Deus como amigo no seu coração e que sempre vai ter fé e esperança de que, com as suas atitudes, pode fazer a diferença e ajudar os seus irmãos.

Os missionários são felizes assim, quando conseguem tornar alguém ainda mais feliz.

A Infância Missionária é isto mesmo, uma escola Universal de fé e de solidariedade que orienta o carisma missionário das crianças a favor de outras crianças. Por isso regemo-nos pelo lema: “De todas as crianças do mundo, sempre amigos!” e “Com Jesus e com Maria, Missionários Todo o dia!”

Todos os batizados são convidados a fazer missão. Queres tu também agarrar este desafio de seres missionário\a?!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 07 de janeiro de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui