Informações


Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Tony Neves | Roma| 3 Jun 2021
Justiça, Paz e Ecologia Integral
Pe. Tony Neves, Missionário Espiritano
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Tony Neves | Amazónia

A pandemia veio - como tanto insiste o Papa Francisco – pôr a nu as debilidades da humanidade. Estamos na mesma tempestade, juntos numa barca que ameaça afundar-se e parece que ainda não percebemos que ou nos salvamos juntos ou morreremos todos afogados! Esta é a síntese dos tempos que vivemos e nos afligem, mas que também nos abre portas à esperança num futuro mais fraterno. Sim, de uma pandemia ninguém sai igual: o mundo melhora ou fica pior! Assim, o futuro está nas nossas mãos e temos reunidas todas as condições para construirmos um mundo melhor. Vamos a isso!

Tantas frentes…

Concluímos a celebração do ‘Ano Laudato Si’, um evento promovido pela Santa Sé para avaliar os cinco anos da Encíclica Social que abalou o mundo com propostas ousadas com visão e rasgo. Mas os desafios missionários focados na Justiça, Paz e Ecologia Integral têm outros campos de reflexão e intervenção. Basta dar uma olhada a projectos como a Economia de Francisco, o Pacto Global para a Educação, a encíclica ‘Fratelli Tutti’, o Discurso à Cúria no Natal, a intervenção aos Diplomatas no Vaticano, o Encontro Internacional pela Paz (promovido pela Comunidade de Santo Egídio), a Mensagem do Papa para a Quaresma e para os Dias Mundiais da Paz, dos Pobres, dos Migrantes e Refugiados, o 1º Dia da Fraternidade Humana, a Viagem do Papa ao Iraque… Enfim, intervenções que nunca mais acabam e que constituem um livro aberto quanto ao muito que há a fazer para que o ‘Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei’ deixe de ser palavra de livro e passe a ser Palavra de Deus.

Todos pela Paz com Justiça

Santo Egídio promoveu, em Roma, a 20 de outubro, o Encontro pela Paz no espírito de Assis. Muitos líderes religiosos e políticos mostraram a sua vontade de fazer do mundo um espaço de justiça e paz. O Papa perguntou: ‘Quantas vezes queremos um Deus à nossa medida, em vez de nos configurarmos nós à medida de Deus: um deus como nós, em vez de nos tornarmos nós como Ele?’. Diria mais tarde: ‘Deus pedirá contas a quem não procurou a Paz ou fomentou tensões ou conflitos. Toda a guerra deixa o mundo pior do que o encontrou’. E, no Apelo Inter Religioso pela Paz, os líderes da grandes Religiões disseram: ‘Ninguém pode salvar-se sozinho, nenhum povo, ninguém! A guerra é a falência da política da humanidade!’.

Todos Irmãos, mesmo todos?

Com ‘Fratelli Tutti’, o Papa Francisco tenta dar mais um passo rumo a um futuro de fraternidade universal. Se formos verdadeiramente irmãos, serão pouco decisivos a raça, a cor, o país, a religião…porque, no essencial, estamos todos abraçados: somos todos irmãs e irmãos uns dos outros, sem fronteiras. Publicada em Assis, na véspera da festa do Santo (3 outubro), esta encíclica fez já correr muita tinta. Desde a radiografia do mundo hoje até à visão de uma terra de fraternidade, este texto elogia a atitude do Bom Samaritano, pede um mundo mais aberto, exige uma política mais séria, propõe caminhos de diálogo e de amizade social. Em resumo, pede que todos se sentem à mesma mesa e construam um futuro assente nos valores do Reino de Deus.

Impacto ‘Laudato Si’

Construir um mundo sobre uma ‘ecologia integral’ é missão difícil. Mas é possível e torna-se urgente pôr mãos à obra antes que seja tarde. São necessárias coragem e lucidez política para quem decide. Há que construir um mundo ‘Laudato Si’, sempre com a convicção de que tudo está interligado, estamos todos na mesma arca e na mesma barca: ou nos salvamos juntos ou nos afogaremos todos. O futuro da Terra está nas nossas mãos!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 03 de junho de 2021.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui