Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Justiça, Paz e Ecologia Integral
Pe. Tony Neves, Missionário Espiritano
  © Tony Neves | Amazónia

A pandemia veio - como tanto insiste o Papa Francisco – pôr a nu as debilidades da humanidade. Estamos na mesma tempestade, juntos numa barca que ameaça afundar-se e parece que ainda não percebemos que ou nos salvamos juntos ou morreremos todos afogados! Esta é a síntese dos tempos que vivemos e nos afligem, mas que também nos abre portas à esperança num futuro mais fraterno. Sim, de uma pandemia ninguém sai igual: o mundo melhora ou fica pior! Assim, o futuro está nas nossas mãos e temos reunidas todas as condições para construirmos um mundo melhor. Vamos a isso!

Tantas frentes…

Concluímos a celebração do ‘Ano Laudato Si’, um evento promovido pela Santa Sé para avaliar os cinco anos da Encíclica Social que abalou o mundo com propostas ousadas com visão e rasgo. Mas os desafios missionários focados na Justiça, Paz e Ecologia Integral têm outros campos de reflexão e intervenção. Basta dar uma olhada a projectos como a Economia de Francisco, o Pacto Global para a Educação, a encíclica ‘Fratelli Tutti’, o Discurso à Cúria no Natal, a intervenção aos Diplomatas no Vaticano, o Encontro Internacional pela Paz (promovido pela Comunidade de Santo Egídio), a Mensagem do Papa para a Quaresma e para os Dias Mundiais da Paz, dos Pobres, dos Migrantes e Refugiados, o 1º Dia da Fraternidade Humana, a Viagem do Papa ao Iraque… Enfim, intervenções que nunca mais acabam e que constituem um livro aberto quanto ao muito que há a fazer para que o ‘Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei’ deixe de ser palavra de livro e passe a ser Palavra de Deus.

Todos pela Paz com Justiça

Santo Egídio promoveu, em Roma, a 20 de outubro, o Encontro pela Paz no espírito de Assis. Muitos líderes religiosos e políticos mostraram a sua vontade de fazer do mundo um espaço de justiça e paz. O Papa perguntou: ‘Quantas vezes queremos um Deus à nossa medida, em vez de nos configurarmos nós à medida de Deus: um deus como nós, em vez de nos tornarmos nós como Ele?’. Diria mais tarde: ‘Deus pedirá contas a quem não procurou a Paz ou fomentou tensões ou conflitos. Toda a guerra deixa o mundo pior do que o encontrou’. E, no Apelo Inter Religioso pela Paz, os líderes da grandes Religiões disseram: ‘Ninguém pode salvar-se sozinho, nenhum povo, ninguém! A guerra é a falência da política da humanidade!’.

Todos Irmãos, mesmo todos?

Com ‘Fratelli Tutti’, o Papa Francisco tenta dar mais um passo rumo a um futuro de fraternidade universal. Se formos verdadeiramente irmãos, serão pouco decisivos a raça, a cor, o país, a religião…porque, no essencial, estamos todos abraçados: somos todos irmãs e irmãos uns dos outros, sem fronteiras. Publicada em Assis, na véspera da festa do Santo (3 outubro), esta encíclica fez já correr muita tinta. Desde a radiografia do mundo hoje até à visão de uma terra de fraternidade, este texto elogia a atitude do Bom Samaritano, pede um mundo mais aberto, exige uma política mais séria, propõe caminhos de diálogo e de amizade social. Em resumo, pede que todos se sentem à mesma mesa e construam um futuro assente nos valores do Reino de Deus.

Impacto ‘Laudato Si’

Construir um mundo sobre uma ‘ecologia integral’ é missão difícil. Mas é possível e torna-se urgente pôr mãos à obra antes que seja tarde. São necessárias coragem e lucidez política para quem decide. Há que construir um mundo ‘Laudato Si’, sempre com a convicção de que tudo está interligado, estamos todos na mesma arca e na mesma barca: ou nos salvamos juntos ou nos afogaremos todos. O futuro da Terra está nas nossas mãos!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 03 de junho de 2021.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões