Arquidiocese de Braga -
11 fevereiro 2016
Encontro histórico acontecerá em Cuba.

Que desafios e reptos para a posterioridade?
Como já vem sendo comum, a Santa Sé tem-se empenhado na revitilização do Ecumenismo, em prol dum diálogo construtivo entre as religiões. Deste esforço resultará um encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Ortodoxo de Moscovo em Havana, durante o dia de amanhã.
Pode ler-se na nota proveniente do Vaticano: "A Santa Sé e o Patriarcado de Moscovo têm o prazer de anunciar que, pela graça de Deus, sua santidade o Papa Francisco e sua santidade o patriarca Cirilo de Moscovo e toda a Rússia se vão encontrar no próximo dia 12 de fevereiro".
Desta reunião privada entre os dois chefes religiosos sairá uma declaração conjunta católico-ortodoxa, ostentando a união de forças em ordem ao ecumenismo entre as Igrejas Cristãs. Por isso, "este encontro dos primazes da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa russa, preparado há muito tempo, será o primeiro na história e marcará uma importante etapa nas relações entre as duas Igrejas".
Por isso, convidam-se todos os crentes a uma oração universal para que Deus possa abençoar este encontro. O dia 12 de fevereiro de 2016 deverá ser ocasião para a promoção dos valores morais e/ou espirituais cristãos no mundo hodierno, contribuindo para a defesa dos oprimidos e para o serviço verdadeiro ao próximo.
Que este encontro possa ser um sinal de esperança para todos os homens de boa vontade. Esperemos que a defesa da dignidade e integridade humana sejam elementos convergentes para uma resposta conjunta das Igrejas Cristãs às questões que presentemente se colocam à vida do Homem.
Partilhar