Informações

Encontro Inicial da Formação de Voluntários para o projeto Salama!

17 Novembro 2018

 

Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Centro Missionário
CMAB | Pemba, Moçambique| 8 Nov 2018
Novembro... Missionário
Pe. Paulino Carvalho, Equipa missionária salama!
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Salama! | Pemba, Moçambique

Salama Othene

Olá a todos,

Espero encontrar-vos bem e de saúde.

Desde Santa Cecília de Ocua, recebam a minha gratidão pela oração, estima e partilha para connosco que estamos a trabalhar no SALAMA, este projeto de cooperação missionária da Arquidiocese de Braga com a Diocese de Pemba, no norte de Moçambique. Desta forma, o longe se faz perto, e nós que estamos aqui, somos enviados em nome de todos vós. Ânimo para todos, no trabalho missionário realizado no quotidiano das vossas famílias, espaços sociais e comunidades paroquiais.

Por cá está tudo bem!

A equipa missionária 2018-19 está completa com a chegada da Susana e do Rui. Estamos a adaptar-nos e a retomar todos os trabalhos desta nossa paróquia. “Vakani, vakani”! Pouco a pouco, mas com todo o entusiasmo!

Aproveito para partilhar um pouco sobre o trabalho que aqui realizamos e sobre esta realidade:

a) com o mês de Novembro chega também o final do Ano Pastoral. O 1º do triénio dedicado ao tema “Ser Igreja Povo de Deus: Rosto, Casa, Escola, Fonte e Pés”. Será tempo de avaliação corresponsável e trabalho de programação fraterna para lançar o próximo Ano Pastoral, que terá início em Fevereiro. Assim, estaremos reunidos em Conselho Pastoral Paroquial, constituído por trinta elementos, nos dias 10 e 11. Contamos com as vossas orações para que todo o trabalho seja fortalecido pelo Espírito Santo.

b) aí como aqui, o mês de Novembro é também tempo forte de oração e ação de graças. No fundo, uma oportunidade para recordar aqueles que nos precederam na missão. Por isso, acolhemos o desafio da santidade a que somos chamados e recordamos os antepassados que nos iluminam a vida. Aqui no interior, os cemitérios são organizados pelas família ou pelas aldeias, não estando ainda estruturados a partir da autoridade civil como nas cidades ou aí nas nossas realidades. Celebraremos com fé e esperança os momentos que nos proporciona o calendário litúrgico. Abrindo um parêntesis, permiti-me recordar, com muita gratidão, os meus avós que já habitam a casa do Pai: Preciosa e Paulino, Silvina e Alfredo, de quem a minha irmã e eu recebemos os nossos nomes próprios. Longe das luzes da ribalta mediática, foram, e são, para mim luzeiros na vida da família, da Fé e da sociedade.

c) durante os meses de Novembro e Dezembro, se as chuvas o permitirem, vamos percorrer as 17 zonas pastorais em que se dividem as 96 comunidades da paróquia. Nas celebrações comunitárias que reúnem todas as comunidades de cada zona serão administrados os Sacramentos do Matrimónio e Batismo, a crianças e a adultos. Vão ser tempos exigentes e cansativos desta nossa missão, pelas distâncias a percorrer, mas muito ricos e belos, pela alegria contagiante com que seremos recebidos e celebraremos a nossa fé.

Então, aqui como aí, estamos convocados para o Novembro Missionário!!! Sim, não vamos deixar que “nos roubem o entusiasmo missionário”. Na programação realizada para o Ano Pastoral a iniciar aí na nossa Arquidiocese, o chamamento missionário renova-se: “Todos, tudo e sempre em Missão lema repetido e desafiante para todo o Ano Missionário até ao mês de Outubro Missionário extraordinário!”

Para terminar, 2 desafios:

Agenda-te: no, sábado, dia 17 de Novembro, no Centro Pastoral da Diocese (Rua de S. Domingos, 94, Braga) acontece o Encontro Inicial de Formação de Voluntários Missionários. Participa, para conheceres melhor e fazer todas as perguntas.

Liga-te: faz “gosto” (“like”) no facebook do CMAB – Centro Missionário da Arquidiocese de Braga, seguindo no instagram (CMAB_SALAMA) onde podes acompanhar todo o trabalho do projeto SALAMA; pelo e-mail santaceciliadeocua@gmail.com podes entrar em contacto com a equipa missionária SALAMA: Susana Magalhães, Rui Vieira e P. Paulino Carvalho.

Podemos contar convosco?

Estamos juntos!

Mpaka nihuku nikina

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 08 de novembro de 2018.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Centro Missionário
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui