Informações

Encontro Inicial da Formação de Voluntários para o projeto Salama!

17 Novembro 2018

 

Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Centro Missionário
CMAB | Arquidiocese de Braga| 6 Dez 2018
Ser Criança Missionária...
Emerenciana Silva, Isabel Morim e Paulo Morim (Animadores da Infância Missionária da Paróquia de Balasar)
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Todos nós somos chamados a ser missionários, porém esta é uma difícil tarefa!

No egocentrismo em que vivemos, não é fácil estarmos atentos ao que nos rodeia e, normalmente, é preciso tão pouco...

No início de 2017 fomos chamados para um novo desafio. O de constituir um grupo da Santa Infância Missionária na nossa paróquia, Santa Eulália de Balasar. Para isso fizemos formação e sentimo-nos muito motivados.

Através da chamada “pesca à linha” formamos um grupo de Infância Missionária constituído por 12 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. Desta forma iniciamos as nossas reuniões notando desde início um grande entusiasmo nos nossos meninos.

Neste momento, o grupo dos Traquinas Missionários, conta com 16 crianças e adolescentes. O fato de contarmos com duas adolescentes levou-nos a alterar o nome do movimento para IAM (Infância e Adolescência Missionária).

Muito temos aprendido com as crianças da IAM, pois na sua ingenuidade de pequeninos nos têm mostrado o quão grande é o seu coração e generosidade.

Temos trabalhado no sentido de incutir às nossas crianças e adolescentes o espírito missionário, despertando neles a preocupação e a solidariedade para com outro.

Consideramos importante que os Traquinas entendam que este “outro” não é apenas aquele que está longe e em países mais pobres. Mas que este espírito missionário deve começar nas suas casas, na sua paróquia, diocese… E que é importante estarmos atentos e trabalhar este contato mais pessoal com a realidade que nos rodeia.

Deste modo, estabelecemos como objetivo dos Traquinas Missionários para este Natal ajudar uma instituição.

Queremos trabalhar o espírito missionário dos nossos IAM e ir ao encontro das necessidades desta instituição, para podermos levar um pouco de todos nós a quem tanto precisa…

Uma vez que a maior necessidade, neste momento, são os bens alimentares, entendemos por bem fazer uma recolha de alimentos para esta causa. Para além desta recolha, temos vindo a elaborar nas sessões da IAM algumas peças alusivas ao Natal (velas, pinheirinhos, meninos Jesus e também dezenas). Estas peças serão vendidas numa feirinha e o valor angariado reverterá também para a mesma instituição.

É com grande alegria que constatamos o entusiasmo das crianças e adolescentes neste projeto!

Temos de estar mais atentos, sensibilizar as nossas crianças para esta realidade que nada custa. Apenas é preciso parar de olhar para nós mesmos e estarmos atentos aos que estão ao nosso redor.

Ser missionário é com pouco fazer muito, é dar um sorriso de bom dia (mostrando que vimos a pessoa), é dar um abraço (num gesto de estou aqui para ti), é partilhar o pouco que temos com quem nada tem!

Porque ser missionário é celebrar Natal todos os dias e em todos os momentos.

Ser Missionário é sem dúvida Semear ESPERANÇA!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 06 de dezembro de 2018.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Centro Missionário
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui