Informações

Peregrinação Nacional - Encerramento Outubro Missionário

Fátima - 20 Outubro 2019

Arquidiocese

Programa Pastoral
2019/2020

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Missões
CMAB | Barcelos| 5 Dez 2019
Dia Internacional do Voluntariado
Susana Falcão, Coordenadora de Voluntariado na Associação SOPRO
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Susana Falcão

Dia 5 de dezembro é um dia muito especial para todos os voluntários, é o nosso dia!

Celebramos o DAR AO PRÓXIMO, O DOAR O NOSSO TEMPO, a nossa solidariedade e generosidade em prol de quem precisa, sejam eles a comunidade, País, Planeta, sempre com o objetivo de beneficiar outras pessoas e/ou entidades. Podemos ser voluntários nas mais diferentes áreas, o importante é doar com qualidade e consciência.

A definição de VOLUNTARIADO está descrita no Art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, como sendo o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Não são abrangidas pela presente Lei as atuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Quando assumimos ser Voluntário, estamos a assumir um COMPROMISSO, comprometemos com um determinada entidade ou organização e estamos também a comprometer-nos com os seus beneficiários. Imagine que faz voluntariado com idosos e se comprometeu com um deles. Disse-lhe que o iria visitar na semana seguinte. Trata-se de uma pessoa de idade, com problemas de mobilidade e vive sozinho. No dia da visita não pode ir e não avisa. A pessoa está à sua espera, naquele dia à hora marcada. Imagina como esta pessoa se vai sentir? Imagina há quanto tempo ele já estaria à espera do voluntário?

Podemos dizer, mas eu sou voluntário, não tenho "obrigação" de aparecer. Será que é mesmo assim? E se fosse consigo? E se fosse você que estaria à espera daquele voluntário que lhe prometeu ajudar e não apareceu? Sejamos responsáveis e coerentes, não crie expectativas que não pode cumprir junto do próximo ou criará o sentimento ainda maior de desilusão e muitas vezes de abandono.

Segundo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, os princípios pelos quais se rege a atividade de Voluntariado são as seguintes:

  • Está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações;
  • Representa um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada;
  • Desenvolve-se através de projetos e programas de entidades públicas e privadas;
  • Diz respeito a uma decisão livre dos voluntários, apoiada em motivações e opções pessoais.

Mas de que forma posso ser Voluntário? Poderá ser voluntário na sua comunidade, cidade, país ou poderá também fazer parte de uma Missão de Voluntariado Internacional. Poderá inscrever-se junto de uma associação/organização e fazer Voluntariado, num Hospital, Centro de Dia, Paróquia, entre muitas outras possibilidades, em temáticas de voluntariado tão diversificadas como cidadania, ação social, saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, defesa do ambiente, cooperação para o desenvolvimento, emprego e formação profissional, reinserção social, proteção civil, desenvolvimento da vida associativa e economia social, promoção do voluntariado e da solidariedade. Existem inúmeras organizações que precisam de ajuda dos voluntários, e poderá doar o seu tempo conforme a sua disponibilidade.

Pode ser voluntário em qualquer local, em Portugal ou em África ou outro continente, tudo depende da sua motivação disponibilidade e perfil. O importante é que o faça de coração aberto, sempre com o pensamento no bem comum. Não deixe passar mais um Dia Internacional do Voluntariado em branco, seja Voluntário e faça a diferença!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 05 de dezembro de 2019.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento para as Missões
Contactos
Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui