Arquidiocese de Braga

Arquidiocese > Apresentação

Apresentação

A Arquidiocese de Braga está dividida em 13 arciprestados. Quatro deles, por questões pastorais, estão divididos em zonas pastorais. O Arciprestado é coordenado pelo arcipreste e as zonas pastorais, quando existem, por um vice-arcipreste.

Aspecto Geográfico

Actualmente, a Arquidiocese de Braga confina-se ao Distrito de Braga e às trinta paróquias do Porto, situadas a Norte do Rio Ave, nos concelhos de Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cobrindo uma área de 2832 Km.

Aspectos Sociais

A Arquidiocese tem 551 paróquias, agrupadas em 14 Arciprestados, com quase um milhão de habitantes. É a zona mais jovem ou menos envelhecida de Portugal. Para uma resposta pastoral mais adequada, a Arquidiocese foi dividida em três vigararias territoriais e os arciprestados maiores em zonas pastorais.

A população da Arquidiocese é constituída por três caracterizações: agrícola, piscatória, indústria e serviços. As duas primeiras são de expressão reduzida. A indústria também já atravessou um período de florescimento. A globalização e o actual estado do país estão a favorecer as falências e o desemprego, dois factores que têm gerado diversos problemas sociais que, consequentemente, interferem na pastoral.

Aspectos Económicos

A Arquidiocese é, sobretudo, financiada pelas ofertas dos fiéis, ocupando lugar de relevo as taxas da Cúria diocesana. Os rendimentos provenientes de bens imóveis são de dimensão muito irrelevante. A economia está a ser reestruturada, procurando criar receitas próprias numa adaptação dos espaços a novas finalidades sem perder a propriedade.

Aspectos Culturais

No que concerne à formação superior, a Diocese apresenta várias Universidades e Institutos Politécnicos, com particular relevo para a Universidade do Minho, com propostas variadíssimas. As autarquias  também começam a elencar propostas culturais cada vez mais inovadoras e dinâmicas. No entanto, predominam os espectáculos de índole juvenil, o que faz com que a grande maioria dos habitantes ainda tenham pouco interesse pela cultura pessoal. O aspecto religioso repercute-se da mesma maneira e as iniciativas da Universidade Católica – particularmente na área da Teologia – poderiam ter maior aderência.