Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
17 Set 2017
A voz e a vez à esperança
Homilia na Peregrinação ao Santuário de N. Sra. do Alívio

O Senhor Deus concede-nos a graça de iniciarmos um novo ciclo na Programação Arquidiocesana. Continuaremos a ter um objectivo preciso: redescobrir a nossa identidade cristã. Temos uma tradição rica, marcada por uma grande religiosidade popular que nos deve endereçar para caminhos novos. Não nos queremos instalar no tempo mas sabemos que a fé herdada e acolhida nos projecta para uma nova época.

Despertar a esperança consciente, como dissemos, em permitir que Cristo irrompa nas nossas vidas. Isto é possível quando mergulhamos na Palavra, a título pessoal ou em grupo, de modo que ela afaste todos os medos e nos dê a certeza de que, com Cristo, ultrapassaremos todos os furacões das dúvidas e dos dramas. Com Ele, prosseguiremos a caminhada da vida e chegaremos sempre a porto seguro. Experimentaremos a graça de cantar com alegria a vida que temos, cantar sem cessar em todos os momentos, sombrios ou alegres, cantar para bendizer os dons da vida, conscientes de que os sonhos se podem alcançar. Despertar a esperança é esta atitude positiva de, a partir de Cristo, ler a história com outra serenidade e entusiasmo para olhar em frente com olhos novos e purificados de todos os temores. Cantemos sem cessar a vida que temos!

Que a Senhora do Alívio nos conceda o dom da esperança, rejuvenescendo vidas e comunidades, e faça com que trabalhemos em grupos para concretização desta Primavera da esperança.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social