
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
Depois da sugestão de “descoberta” feita na Mensagem de Advento, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, expressou três sentimentos por ocasião da Homilia na Abertura do Ano da Vida Consagrada, proferida na Sé de Braga, no dia 30 de Novembro, pelas 11h30.
Abordando os “diversos carismas religiosos” que o Espírito Santo concede à Igreja, o Arcebispo de Braga sublinhou a gratidão, o sinal profético e a eclesialidade da Vida Consagrada.
“Gratidão a Deus pelos dons concedidos e gratidão aos Consagrados pela sua vida de doação e de gratuidade”, frisou o Arcebispo, para logo de seguida se dirigir aos Consagrados como “um sinal profético no mundo actual”.
Apelando a uma eclesialidade plural, D. Jorge Ortiga também pediu aos Consagrados uma maior integração em Igreja, já que é através dessa integração que os mesmos podem resplandecer sem perder nada do que lhes é próprio.
“Levar o abraço de Deus a todos” e “despertar o mundo”, embelezando-o pelo testemunho transformado, sem medo e sem vergonha, foram os principais apelos feitos pelo Arcebispo de Braga na abertura do Ano da Vida Consagrada.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190