Arquidiocese de Braga -

14 outubro 2016

Novo responsável mundial dos Jesuítas é venezuelano

Fotografia DR

DACS

Arturo Sosa é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus.

\n

O padre Arturo Sosa foi eleito, esta Sexta-feira, superior-geral da Companhia de Jesus, na 36ª Congregação Geral. O padre venezuelano vem suceder ao espanhol Adolfo Nicolás, que renunciou ao cargo.

Arturo Sosa nasceu em Caracas e trabalhava actualmente no Vaticano, como delegado do superior-geral para as Casas Internacionais e para as obras da sociedade de Jesus. Antes disso, o sacerdote de 67 anos foi superior provincial da Venezuela durante a presidência de Hugo Chávez. O novo responsável dos jesuítas é doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela.

Após a eleição, referiu, em declarações à Radio Vaticano, que irá precisar de “muita ajuda” para enfrentar o novo desafio, nomeadamente da parte dos colegas, que classifica de “muito bons”. O novo superior-geral sublinhou ainda que a Congregação “não é trabalho de uma pessoa, é trabalho do corpo da Companhia”.

“Eu farei o meu melhor possível. É uma grande surpresa para mim, estou muito grato ao Senhor”, rematou.

O 30º sucessor de Santo Inácio de Loiola — que fundou a Companhia de Jesus em 1540 — é o primeiro superior-geral não europeu a tornar-se líder da maior ordem religiosa mundial.

É também a primeira vez na história da Igreja Católica que o superior-geral da Companhia de Jesus é eleito durante o pontificado de um Papa jesuíta.