Arquidiocese de Braga -

20 janeiro 2017

Cáritas convida a “levar calor” aos refugiados

Fotografia EFE

dacs

O presidente da Cáritas Portuguesa lembra que em algumas zonas de acolhimento de refugiados as temperaturas baixaram até aos -20º.

\n

“Levo calor aos refugiados” é o nome da campanha da Cáritas Portuguesa que visa apoiar, neste Inverno, os refugiados e populações mais vulneráveis na Grécia e na Sérvia. A campanha assenta numa angariação de fundos que serão aplicados na aquisição de lenha, cobertores e comida, e no acesso à electricidade.

“Durante a noite, as temperaturas baixam até aos -20º em algumas zonas. Milhares de refugiados dormem em barracas feitas de pano dos sacos que, outrora, levaram arroz ou farinha. São tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou edifícios abandonados, e muitos não resistem a estas duras condições”, refere o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, em comunicado.

Dada a urgência da situação, a campanha decorre até dia 31 de Janeiro. Eugénio Fonseca explica que esta é “uma campanha muito rápida” e apela à celeridade das pessoas na sua ajuda. 

“Faço o apelo sobretudo às empresas que têm alguma sustentabilidade económica. Avancem, dêem o seu exemplo de solidariedade”, afirma o presidente.

A Cáritas cita ainda o testemunho da representante da Cáritas Grécia, que revela que “as pessoas nem sequer podem beber água ou tomar um banho, porque está congelada”. Maristella Tsamatropoulou sublinhou ainda o facto de não haver aquecimento e de serem as comunidades locais a distribuir “lenha e fornos eléctricos”.

Quem quiser participação na campanha pode fazê-lo através da conta PT50 0033 0000 0109004015012, ou da entidade/referência 22222/222 222 222, nas redes de multibanco.