25 janeiro 2017

“Via Sacra: Orai Assim”. Uma nova proposta de oração

dacs

Cada estação da Via-Sacra é acompanhada de extractos da Mensagem de Fátima.

O Pe. Marcelino Paulo Ferreira, presbítero da Arquidiocese de Braga, lançou a obra “Via Sacra: Orai Assim”. A apresentação é dia 11 de Fevereiro, às 16h, na Igreja de Sequeira.

A obra consiste numa proposta de Via-Sacra que parte do enquadramento tradicional, mas faz uma ligação à presença de Maria nessa circunstância. De acordo com o Pe. Marcelino, esta ligação é “um bocado ficcionada, naturalmente, porque os Evangelhos dizem muito pouco sobre isso”. Cada estação da Via-Sacra é ainda acompanhada de extractos da Mensagem de Fátima e adaptações da Mensagem à própria Via-Sacra.

Esta abordagem da Via-Sacra surgiu numa perspectiva de adaptá-la à realidade que se vive hoje, não só no que respeita ao centenário da Mensagem de Fátima, mas também ao Ano Mariano, que a Arquidiocese actualmente vive.

O Pe. Marcelino considera que a obra poderá ajudar as pessoas durante a Quaresma, pois crê ser “interessante” rezar a Via-Sacra com ligação à Mensagem de Fátima, que é também uma proposta de penitência.

O livro partiu de um desafio das Edições Salesianas, que convidaram o presbítero a “escrever uma Via-Sacra para este ano, seguindo as estações tradicionais”. A segunda edição já está a ser impressa.