Arquidiocese de Braga -

11 setembro 2017

Morreu o bispo do Porto, D. António Santos

Fotografia

DACS com Lusa

D. António Francisco dos Santos foi bispo auxiliar de Braga entre 2004 e 2006.

\n

Morreu o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, hoje, pelas 9h30, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.

De acordo com a mesma fonte, não existem ainda pormenores quanto às cerimónias fúnebres de António Francisco dos Santos, que em 2014 sucedeu a Manuel Clemente, desde 2013 cardeal-patriarca de Lisboa.

Nascido a 29 de Agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em Fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco.

Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu. 

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em Dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, nomeadamente durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração. 

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em Dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em Março de 2005, na Sé de Lamego. 

Foi ordenado padre em Dezembro de 1972.

D. Jorge Ortiga já reagiu no seu Twitter, manifestando-se incrédulo com a notícia. "D. António, meu caro amigo, descansa em paz. Quase não acredito...", referiu.

Contactado pelo Departamento de Comunicação, D. Jorge Ortiga quis expressar o sentimento de gratidão que a Arquidiocese de Braga tem pelo seu ministério enquanto bispo auxiliar. "A morte de D. António Santos veio aumentar a saudade que a Arquidiocese sempre sentiu por ele", acrescentou.