8 fevereiro 2019

Enovar começa sobre mote da “renovação inadiável"

Fotografia DACS

dacs

Conferência sobre liderança à luz da fé decorre esta Sexta e Sábado, dias 8 e 9 de Fevereiro, no Espaço Vita.

A edição de 2019 da conferência Enovar teve início esta manhã num ambiente de "renovação inadiável", ideia sublinhada pelo Pe. Jorge Silva Santos, o director nacional Alpha, e por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, ao dar as boas-vindas aos participantes que enchiam o auditório do Espaço Vita.

Depois de uma sessão de abertura de louvor através de um momento musical, o Pe. Jorge Silva Santos, director do Alpha Portugal, acolheu todos os participantes da conferência no espírito de renovação e abertura a novas formas de liderança.

D. Jorge Ortiga afirmou a "urgência de uma renovação e de uma reforma" na pastoral da Igreja. "É mais usual centrar as prioridades no exercício de uma reforma. Mas ela, na ausência de um processo de renovação, não convencerá ninguém", afirmou o Arcebispo de Braga, para quem é "um imperativo categórico apostar no ser como condição para um fazer com credibilidade".

"Em experiências de pequenos grupos, de âmbitos diferentes, devemos promover a cultura do encontro perante a generalizada cultura da indiferença, na comunhão uns com os outros. (...) Como consequência, as paróquias, comunidade de comunidades, anunciarão, de um modo credível, o Evangelho como alegre notícia para hoje", disse, congratulando-se com a presença da conferência na Arquidiocese de Braga.

"Espero que, juntos, percorramos este caminho de renovação eclesial, aqui entre nós e depois nas nossas Igrejas Particulares."

A manhã foi preenchida dois painéis de discussão: o primeiro, sobre "O Plano Pastoral", com Florence de Leyritz e D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; o segundo, sobre "Renovação", com a contribuição do Pe. Tiago Freitas e também do Pe. James Mallon, que interviu através de vídeo sobre o segundo pilar da renovação de uma paróquia.

A manhã encerrou com a apresentação do livro "Renovação Divina" do Pe. James Mallon. Durante a tarde os participantes vão participar em vários workshops, seguidos de uma intervenção de Florence de Leyritz, uma grande intervenção do Pe. Patrício Oliveira e, por fim, um serão de louvor.